A Google tem constantemente procurado trazer para o seu browser as funcionalidades que criam uma nova Internet, mais ajustada aos utilizadores e, principalmente, adaptadas ao que as diferentes plataformas podem oferecer.
Para além desta evolução e inovação, a Google procura também tornar o seu browser mais rápido e com um menor consumo de recursos. Este primeiro passo pode em breve ser novamente potenciado, com a chegada de uma novidade ao Chrome.
Ainda está só em testes na versão Canary, mas a Google quer tornar o acesso às páginas web e aos conteúdos da Internet mais rápido. Para isso resolveu incorporar no seu browser o Lazy Loading de imagens, uma técnica já conhecida e que alguns sites usam.
As Internet vai ser mais rápida no Chrome
Na prática, o que o lazy load vai fazer é carregar as imagens de uma página web apenas quando estas são necessárias, ou seja, quando um utilizador as vai visualizar. Para isso retém o seu carregamento até que estas estejam prestes a ser apresentadas.
O que este pequeno truque faz é melhorar a velocidade com que as páginas são apresentadas, uma vez que apenas os elementos essenciais são carregados no início da apresentação da página web.
A novidade está já presente na versão Canary do Chrome, uma que é dedicada à experimentação e maturação de novidades, que mais tarde são incorporadas na versão final. É por isso necessário terem esta versão para testar esta novidade.
Como ativar o Lazy Loading no Chrome
Para além disso, o lazy load necessita de ser ativado. Devem colocar na Omnibaar os endereços:
- chrome://flags/#enable-lazy-image-loading
- chrome://flags/#enable-lazy-frame-loading
passando depois cada uma das flags para Enabled. Para terminar devem reiniciar o Chrome Canary. De seguida podem testar esta novidade em qualquer site da Internet e ver a mudança de comportamento.
Quem tem um acesso à Internet rápido, provavelmente não notará grandes diferenças, mas quem está com acessos de velocidade limitada de certeza que notará melhorias, uma vez que existem menos elementos a serem carregados. Toda a gestão dos restante é feita Chrome sempre que forem necessários.