Pplware

Dica: O Chrome vai gastar muito menos memória! Teste já esta novidade

Apesar de ser o browser mais usado na Internet, o Chrome tem alguns problemas bem identificados. A Google tem procurado resolvê-los, mas ainda não conseguiu de forma total ultrapassar estas situações.

A que mais vezes é referida é o consumo excessivo de memória RAM. O impacto espalha-se a todo o sistema e depressa se notam quebras de desempenho. A Google tem estado a trabalhar neta área e agora tem uma novidade.


O Chrome vai consumir menos RAM

Por agora está apenas em testes, mas esta novidade pode ser já usada por todos. Está apenas na versão Canary do Chrome, mas pronta a ser usada. A ideia da Google passa por congelar os separadores que não estão em uso. Estes vão ser ativados quando o utilizador regressar a eles.

Para o testar precisam de ter o Chrome Canary instalado e pronto a usar. Abram o endereço chrome://flags e procurem a flag Tabs Freeze. Esta deverá estar com o valor Default.

Novas opções para gerir a memória dos separadores

O Chrome tem presente 3 opções disponíveis, cada uma com um resultado diferente e previsível. Cabe ao utilizador escolher qual quer no seu browser. Temos assim as opções Enabled, que irá bloquear os separadores ao fim de 5 minutos.

A Enabled Freeze -No Unfreeze tem o mesmo comportamento da anterior, mas não com uma pequena diferença. Os separadores não vão ser recuperados mais tarde, de forma automática. Esta não será a opção a ser usada.

Por fim, temos a terceira opção. Esta chama-se Enabled Freeze -Unfreeze 10 seconds every 15 minutes e tem um comportamento peculiar. A cada 15 minutos vai ter os separadores ativos por 10 segundos.

A Google tem muita informação de controlo

Para controlar todos estes processos, a Google criou no Chrome uma página específica. Esta pode ser acedida no endereço chrome://discards e mostra muita informação útil.

Aqui vão poder agir sobre os separadores abertos, congelando-os ou descongelando-os conforme a necessidade do utilizador. Há ainda informação sobre a base de dados de separadores e gráficos das ligações de cada página presente.

Este pode ser um passo importante para o Chrome e para a Google. Limitar e otimizar os recursos que este browser consome são uma prioridade e é urgente que seja conseguido. Os testes de memória RAM vão continuar e caso tenham sucesso esta novidade passa a produção.

Exit mobile version