Pplware

O Chrome e a Google estão a complicar a vida aos programadores com software livre

A Google assumiu um papel importante no garantir da segurança da Internet. Com o seu Safe Browsing, a empresa dá ao Chrome e a outros browsers uma capacidade única de detetar problemas e situações problemáticas.

Essa medida, que deveria ser de proteção, acaba por ter um efeito contrário junto de todos os programadores de software livre. Estes vêm-se agora com problemas graves e sem qualquer capacidade de ajuda.


O Safe Browsing traz problemas ao software livre

Este problema tem estado a ser revelado por alguns programadores, mas aparentemente tem já algum tempo. O Safe Browsing, que todos reconhecem como sendo fundamental para os utilizadores da Internet, está a ser radical no que toca a trazer problemas para os programadores de software livre.

Do que se sabe, fruto de algumas publicações, este sistema tem estando a marcar este software como problemático e a impedir que seja descarregado na Internet.

Em causa está a falta de um certificado, que garante a autenticidade do código produzido. Este serve também para dar a segurança de que a aplicação a ser usada não foi alterada e que por isso não tem problemas de segurança associados.

A Google não deveria impor estas regras ao Chrome

Quem não tem este certificado tem estado a ver o seu software ser marcado como problemático. O problema é mesmo o elevado custo que estes certificados têm, o que impede que muitos o consigam comprar para usar nas suas aplicações.

Por outro lado, esta situação traz também problemas para quem tem este software alojado. Os sites têm estado a receber alertas de segurança, sem que seja possível muitas vezes perceber onde está o problema e qual a sua origem. Além disso, são ainda prejudicados nos rankings da Google.

Esta é uma situação anormal e que está a trazer problemas grandes aos programadores. A Google tem de garantir esta segurança, mas terá de dar as ferramentas certas para os programadores poderem satisfazer os requisitos impostos.

Exit mobile version