Pplware

O Chrome da Google vai em breve ter um modo de leitura. Saiba como o pode ativar já

A Google tem dado ao Chrome um conjunto de funcionalidades que querem tornar a experiência de navegação na Internet algo único e muito intuitivo.

Ao fazer isso dá aos utilizadores as melhores e mais modernas ferramentas. Curiosamente acaba por deixar de lado algumas das mais básicas. O modo de leitura é uma delas, que agora se prepara para chegar ao Chrome. Veja como o pode usar já no seu browser.


O Chrome é o modelo de muitos browsers e é a ele que muitas empresas vão buscar inspiração para as suas novidades. É normal que assim seja, uma vez que a Google está sempre no topo da linha de desenvolvimentos.

No entanto, parece que muitas vezes deixa para trás algumas das mais básicas funcionalidades. Uma delas, o modo de leitura (reader mode) está ja presente na quase totalidade dos browsers.

Para colmatar esta falha do Chrome, a Google está agora a desenvolver e a testar este novo modo, preparando-se para o trazer muito em breve para a versão estável deste browser.

O modo de leitura dá ao utilizador uma experiência de visita aos sites muito mais limpa e muito mais focada no conteúdo. Retira todos os elementos desnecessários e apresenta apenas o texto e as imagens, para assim evitar distrações.

Quem quiser testar já este novo modo poderá fazê-lo instalando a versão Canary deste browser, disponível neste link. Depois, só precisam de aceder às zona de flags e procurar por “reader mode”.

Devem alterar a flag de Default para Enable e depois reiniciar o browser. Este apresentará um botão no final para que possam acelerar este processo e assim ter o browser mais rapidamente.

Agora que o Chrome já tem o modo de leitura ativo, é hora de o usar. Basta que naveguem para uma página e que depois procurem no menu do browser, pela opção Página de destilação. Esta irá recarregar a página com o novo layout.

Ainda não é uma solução perfeita, mas já dá aos utilizadores uma nova interface mais simples, minimalista e desprovida de elementos desnecessários. Garante também uma maior atenção e foco a quem está a usar o browser.

Depois de ter testado esta opção no Chrome do Android e de ver esta opção em muitos browsers concorrentes, é agora hora da Google dar à versão desktop esta opção tantas vezes pedida.

Exit mobile version