A segurança do Chrome tem estado a ser colocada à prova nos últimos tempos. São várias as falhas de segurança que foram descobertas e que estão a causar problemas aos utilizadores. Se a maioria é corrigida com as atualizações do Chrome, a Google veio agora lançar um alertar. Todos os que usam o Chrome devem atualizar para a mais recente versão com urgência.
Não se conhece ainda muito sobre este problema de segurança que está a afetar o Chrome, mas tudo aparenta que seja grave. A Google lançou a atualização para este problema no final da passada semana e agora está a pedir que a mesma seja aplicada.
Uma falha de segurança grave está a afetar o Chrome
Tudo estará concentrado na API FileReader do Chrome, que permite que as web apps leiam o conteúdo de ficheiros armazenados num computador. O erro ocorre quando uma app tenta aceder à memória depois desta ser libertada pelo Chrome.
Nessa altura é possível a um atacante correr código aleatório e comprometer os computadores onde o browser corre. Torna-se assim simples contornar todas as medidas de segurança que o Chrome tem implementadas. Ao mesmo tempo, e de maneira idêntica, colocam em perigo os utilizadores.
https://twitter.com/justinschuh/status/1103087046661267456
A Google pensa que esta falha está a ser explorada ativamente e por isso procura que os utilizadores atualizem os seus browsers. Espera-se que estes instalem a versão 72.0.3626.121 com a máxima urgência e assim fiquem protegidos.
A Google pede urgência na atualização do seu browser
Marcada como CVE-2019-5786, deverá ser conhecida em breve a forma de ser explorada por qualquer um. Por esta razão, a Google tem urgência que os utilizadores atualizem o seu browser. A ideia é proteger os utilizadores de ataques que estejam a decorrer e prevenir outros que possam vir a ser lançados.
Como é normal nos utilizadores, as atualizações de software tendem a ser atrasadas. No caso dos browsers, tendo uma utilização constante, as atualizações tendem a ser mais atrasadas. Nesse sentido deve seguir o conselho da Google e atualizar o seu browser com urgência.