Os browsers iniciaram, há algum tempo, uma campanha para aumentar a segurança dos utilizadores e dos seus dados. Para isso têm desenvolvido novas funcionalidades que garantem níveis de proteção mais elevados.
Um desses passos foi também a adoção da Web Authentication API. Depois de a termos visto chegar no Firefox 60, é agora hora da Google a ativar, desta vez na versão 67 do Chrome.
A mais recente versão do Chrome procura abrir as portas para a adoção da Web Authentication API. Esta API vai garantir autenticação em sites e serviços web sem recurso a passwords, fazendo-se valer de chaves de autenticação, como a Yubikey.
No Chrome 67 surge agora esta integração, ainda que de forma ainda muito básica, mas que dá assim ao browser da Google acesso ao que de mais recente a Internet tem disponível.
Mas o Chrome 67 tem muitas mais novidades. A Generic Sensor API chegou também com esta versão e vai dar acesso ao browser a sensores físicos como o acelerómetro, giroscópio ou outros sensores de movimento.
Com esta informação as webapps vão passar a poder ler o ambiente do utilizador e aumentar a experiência de utilização em óculos de RV e dispositivos de fitness.
Houve também trabalhos que melhoraram o isolamento de sites, garantindo maior segurança dos utilizadores. Em particular o Site Isolation vai conseguir mitigar os problemas que surgiram com o Spectre.
O Chrome 67 está já a chegar a todos os utilizadores e a ser instalado de forma silenciosa, aguardando apenas que o browser seja reiniciado para ficar ativo e dar todas as novidades aos utilizadores.