A Mozilla tem feito um trabalho que muitos consideram único para trazer o Firefox de volta para os patamares de outros tempos. Cada vez mais optimizado, este browser tem crescido nas escolhas dos internautas.
A mais recente versão, que se esperava que chegasse esta semana, foi agora adiada porque dois bugs estão a ser corrigidos.
A linha de desenvolvimento do Firefox permite que novas versões surjam de forma periódica e com novidades sempre presentes. Com uma nova versão esperada para esta semana, a 49, a Mozilla preparava tudo para que o lançamento acontecesse, como tem acontecido. Mas a verdade é que optaram agora por atrasá-la.
Estes dois bugs são, segundo a Mozilla, sérios e impedem o correcto funcionamento do Firefox, deixando um deles o browser sem responder. O segundo bug é menos limitativo e localiza-se apenas no Twitter.
Este primeiro bug está perfeitamente identificado e ao manifestar-se resulta numa mensagem de bloqueio de javascript sempre que o utilizador alterna entre o Firefox e outra aplicação.
A segunda falha encontrada pelos utilizadores das versões de testes do Firefox é específica do Twitter e leva a que seja aberta uma página em branco sempre que se tenta abrir uma imagem do Giphy GIF.
Mesmo com este atraso, o calendário de lançamento das próximas versões do Firefox vai-se manter. A Mozilla dá sempre alguma folga nos planos de lançamento precisamente para cobrir situações deste tipo.
Esta versão é um passo importante nos planos da Mozilla. Será a versão que vai terminar a disponibilização da divisão de processos e trazer uma nova API destinada às extensões, que irá substituir a actual e que permitirá que as extensões do Chrome possam ser usadas no Firefox.