Pplware

Yosemite poderá não proteger a privacidade dos utilizadores

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Foi nestes últimos dias lançado o novo sistema operativo para computadores Mac, o Yosemite, o mais recente sistema operativo da gigante de Cupertino, no entanto alguns dias depois do lançamento surgem já algumas questões quanto ao facto de se este novo sistema salvaguardará a privacidade dos utilizadores ou não.

Com este no SO algumas funcionalidades sofreram uma reformulação, sendo um desses casos o Spotlight. Mas essas alterações terão sido feitas a pensar no utilizador?

Com a chegada do Yosemite, a aplicação Spotlight sofreu uma reformulação. Basicamente esta aplicação indexa todos os ficheiros do seu computador fazendo com que estes sejam localizáveis através de palavras-chave. No entanto a novidade é o facto de que essas palavras-chave são automaticamente enviadas para Apple que em seguida as partilha com o motor de pesquisa Microsoft Bing.

Segundo a empresa esta partilha acontece para que seja possível melhorar a precisão do Spotlight. Além disso, sempre que utiliza essa aplicação, é também enviada para a Apple a sua localização aproximada, caso tenha a funcionalidade “Serviço de localização” activa.

Esta é uma funcionalidade que pode ser desactivada, no entanto a Apple terá sempre acesso a uma localização aproximada, consultando para isso o endereço de IP do seu computador.

Segundo a Apple os utilizadores podem impedir que as suas palavras-chave sejam enviadas sendo necessário para isso apenas desactivar a opção “Sugestões do Spotlight”.

No entanto com todo o alarido em torno da privacidade dos utilizadores, que se tem gerado à volta das maiores empresas de tecnologia em todo o mundo, os utilizadores podem não perceber muito bem que informações estão a ser recolhidas e armazenadas pela empresa, o que pode gerar alguma desconfiança.

Esta questão, como podemos ver aqui,  surgiu depois do engenheiro de software e CEO da empresa Plausible Labs, Landon Fuller ter feito uma pesquisa sobre as conexões de rede efectuadas pelo mais recente sistema operativo da Apple.

Com esta pesquisa Fuller encontrou factos bastante interessantes e que ao mesmo tempo podem preocupar os utilizadores. Segundo Fuller quando o utilizador selecciona a opção “Acerca deste Mac” por exemplo, mesmo que tenha a opção de partilha de dados analíticos desactivada, esses dados são enviados automaticamente para os servidores da Apple.

Como se devem lembrar também, a Apple apresentou nos seus novos produtos um novo motor de pesquisa, o DuckDuckGo, que segundo a gigante de Cupertino, esta aplicação permitiria aos utilizadores navegar na internet com a máxima privacidade. Situação agora contrariada por Fuller, que afirma que qualquer pesquisa efectuada no DuckDuckGo é partilhada com a empresa, mesmo que tenha a opção “Sugestões Spotlight” desactivada.

Para finalizar Fuller afirma ainda que quando a aplicação Mail é configurada com um novo endereço de e-mail, automaticamente esse domínio é enviado para os servidores da Apple,

“Mac OS X sempre respeitou a privacidade do usuário por padrão, e Mac OS X Yosemite deveria fazer o mesmo”

Landon Fuller, engenheiro de software e CEO da empresa Plausible Labs

Para os utilizadores que não pretendam ver as suas informações partilhadas, Fuller aconselha a desactivação de 3 serviços, são eles o “Sugestões do Spotlight”, “Marcadores e histórico” e “Pesquisas do Bing”.

Fuller entretanto criou ainda um script em Python que desactiva todas estas opções automaticamente. Assim, a questão que passa na cabeça de cada utilizador do novo OS X é se estará devidamente acautelada a privacidade dos utilizadores e se a segurança desses dados está também a salvo de alguns ataques que temos visto nos últimos tempos.

Quanto à Apple, ainda não houve qualquer esclarecimento sobre esta situação.

A Apple a entretanto reagiu sobre as Sugestões Spotlight ao site iMore, declarando que a empresa está “absolutamente comprometida” na protecção da privacidade do utilizador e que o Sugestões Spotlight Suggestions minimiza as informações que são enviadas para a Apple.

“Estamos absolutamente comprometidos na protecção da privacidade dos nossos utilizadores e desenvolvemos direitos de privacidade dentro dos nosso produtos”

…disse a Apple ao iMore.

“Para o Sugestões Spotlight minimizamos a quantidade de informação enviada para a Apple. A Apple não retém o endereço de IP dos dispositivos dos utilizadores. O Spotlight mascara a localização nos dispositivos para que nunca envie a localização exacta à Apple. O Spotlight não utiliza identificação persistente,  assim o histórico de pesquisa de um utilizador não poderá ser recriado pela Apple ou por alguém. Os dispositivos Apple usam temporariamente sessões com ID anónimo num período até 15 minutos, depois o ID é descartado.

“Nós também trabalhamos próximos da Microsoft para proteger a privacidade dos utilizadores. We also worked closely with Microsoft to protect our users’ privacy. A Apple so encaminha normalmente termos pesquisados ​​e informações de localização apenas ao  nível da localização da cidade para o Bing. A Microsoft não armazena consultas de pesquisa ou recebe endereços IP dos utilizadores.”O utilizador também pode facilmente optar por desligar o Sugestões Spotlight, Bing ou os Serviços de Localização para Spotlight”.

Exit mobile version