…e também suporte inicial para Android
Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função. O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.
Depois de mais de 8 meses de trabalho, após o lançamentos do XBMC 11, a equipa responsável pelo projecto anunciou a primeira versão versão beta que traz algumas novidades muito interessantes.
O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.
O XBMC 12.0 “Frodo” Beta 1 apresenta algumas novidades interessantes das quais se destacam:
- Suporte para PVR/DVR que permite ao XBMC gravar e reproduzir emissões televisivas (no caso de termos uma placa de captura de TV)
- Suporte para audio HD, incluindo DTS-MA e Dolby True-HD via o novo XBMC AudioEngine
- Raspberry PI é totalmente suportado (versão específica disponível)
- Suporte básico para Android (ver aqui)
- Melhoria no suporte ao Airplay
- Melhorias no suporte a imagens
- Suporte para Mac OS X 64 bits
- h.264 10bit (aka Hi10P) video software
Alguns screenshots do XBMC 12 a correr no Android
No site oficial não está disponível o XBMC para Android. A informação e download pode ser encontrada na página do projecto xda-developers.
Como instalar o XBMC no Ubuntu (12.10, 12.04 ou 11.10)?
Para instalar o XMBC basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos.
sudo apt-add-repository ppa:nathan-renniewaldock/xbmc-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install xbmc
O XBMC é provavelmente o melhor media player gratuito. Além do Linux, o XBMC está também disponível para Windows, MacOS, Apple TV, etc. O XBMC Disponibiliza um conjunto de funcionalidades que assentam num interface muito profissional e intuitivo. Faça download do XBMC para o seu sistema. Para quem tiver Raspberry PI veja aqui como instalar.
Nota: Além das novidades referidas, está também disponível o XBMCbuntu – uma versão semelhante ao XBMC Live (download aqui)
*Imagens do site webupd8.