Como vem sendo normal, o WWDC é o momento em que a Apple revela o mundo as muitas novidades de software e dos seus sistemas operativos. É um momento de reciclagem e de novidades que a marca vai apresentar ao longo do ano.
2019 não foi diferente e as novidades existem, em quase todas as áreas da gigante de Cupertino. Claro que também houve espaço para outras novidades, com um novo Mac Pro a surgir em palco. Vamos recordar o que foi apresentado.
Tal como em outros anos, a Apple reuniu a sua legião de programadores neste evento. É a altura de conhecer as ferramentas que estes vão poder usar nos próximos meses e também as novidades dos sistemas operativos.
As novidades existem em outras áreas, que englobam novo software, a renovação de muitas funcionalidades e até novo hardware. São novidades que muitos esperavam e que agora vão poder usar.
O watchOS 6 tem novidades para o Apple Watch
A apresentação de Tim Cook começou por se focar no relógio da marca. O sistema que lhe dá suporte tem muitas novidades, que todos vão poder explorar. Tudo começa com novas faces de relógio, que estão mais personalizáveis e com ainda mais informação.
Também, e como vem sendo falado há vários anos, a Apple quer dar mais autonomia ao Apple Watch. Assim, e depois das apps autónomas, chega finalmente a App Stores ao relógio da marca. Aqui podem comprar e instalar apps dedicadas, algumas até sem dependerem do iPhone.
A somar a estas apps, a Apple vai dotar o seu Watch de outras que considera essenciais e até básicas. Temos assim a Calculadora, livros de áudio, e lembretes de voz.
Como o foco deste relógio é cada vez mais a saúde, a Apple voltou a trazer novidades nesta área. Existem agora 2 novas funções, dedicadas. A primeira permite monitorizar o ciclo menstrual das mulheres e a segunda permite avaliar o ruído do espaço onde o utilizador está.
No campo das atividades físicas, a Apple tem ainda mais informação no Apple Watch. Existe agora uma área de tendências, onde pode ser mostrada a informação prevista para estes exercícios.
Conheça em detalhe o watchOS 6
tvOS e as novas funcionalidades deste sistema operativo
Também o tvOS 13 tem novidades para os utilizadores. A primeira foca-se nestes mesmos, com o suporte para múltiplos utilizadores a chegar em breve com este sistema.
Para o foco de um serviço que a Apple está a preparar para breve, o Apple Arcade, a marca veio mostrar outra novidade.
Com o tvOS 13, passam a ser suportados os comandos da Xbox e da PS4, dando já as ferramentas para os jogadores poderem tirar o máximo desta plataforma.
Porque esta é uma plataforma de conteúdos, a Apple tem também novidades no campo da música e até da televisão. A empresa reorganizou a interface da Apple TV para ser mais simples aceder aos conteúdos.
Claro que há ainda a preocupação comestes mesmos conteúdos, agora que o TV+ está perto de ser uma realidade. A Apple mostrou já que tem esses conteúdos a serem criados e apresentou um primeiro trailer.
Todas as novidades do tvOS 13 chegarão gradualmente aos utilizadores no decurso dos próximos meses.
Conheça em detalhe o tvOS 13
iOS 13 era de todos os mais esperado novo sistema operativo
Há muito tempo que se falava do que poderia ser o iOS 13 e as suas muitas novidades. A Apple não defraudou ninguém e o que Tim Cook apresentou em palco promete muito para os próximos meses.
A primeira novidade é a chegada do Dark Mode ao sistema operativo do iPhone. Este será transversal às aplicações e serviços da Apple e permitirá uma melhor experiência de utilização, bem como também poupanças de energia.
Associado está também uma nova forma de utilização do teclado, onde podemos agora fazer escrita por swipe. Passar o dedo pelo teclado fará com que as palavras surjam de forma natural e dinâmica.
O foco na segurança é algo natural na Apple e por isso a novidade Sign In with Apple acaba por ser algo completamente natural. Este vai competir com a Google e o Facebook na autenticação em serviços, mas com a vantagem de estar focado na privacidade.
Nenhum dado extra será transmitido e até, caso o utilizador queira, será usado um email alias, para não dar acesso ao endereço real do utilizador.
O serviço de mapas da Apple foi também melhorado, com maior detalhe e com ainda mais informação. A sua utilização está mais fluída e até mais inteligente. Este é um passo de gigante num serviço que precisava deste crescimento.
Também as imagens e os vídeos tiveram melhorias. Em concreto, é mais simples, mais rápido e até mais intuitivo editar imagens. Os vídeos receberam o mesmo tratamento e podemos agora editá-los diretamente na app. Rodar um vídeo é agora tão simples como carregar no botão.
O iOS 13 estará disponível para iPhone 6S e posteriores, incluindo o iPhone SE!
Conheça em detalhe o iOS 13
iPadOS, a surpresa e a novidade que não era esperada
Tal como em ocasiões anteriores, a Apple teve algo de diferente para apresentar. Uma delas foi o iPadOS. Este é, como o nome indica, o novo sistema operativo para o iPad.
Como ferramenta de trabalho que cada vez mais é, este já merecia um sistema a sua altura. Assim, a Apple pode focar-se em dar-lhe funções específicas e com o detalhe que necessita.
Com o iPadOS o utilizador poderá personalizar o seu desktop da forma que quer, com os ícones e com os widgets que necessita. Tudo estará arrumado de forma útil e com a lógica pretendida.
Claro que isso tem também reflexo nas atividade de várias apps, onde a multitarefa está agora ainda melhor. Podemos ter apps lado a lado e assim usar o iPad como um verdadeiro computador.
Mas a Apple foi mais longe e deu ao iPadOS a capacidade de gerir e trabalhar um sistema de ficheiros. Podem assim usar o iCloud, uma partilha local de rede ou até uma simples pen USB.
Como um (quase) computador que é, o iPad recebeu também melhorias no Safari. Este é agora um browser de desktop, com os site a serem apresentados como se fossem vistos num computador. Conta ainda com um gestor de downloads.
Há ainda melhorias no campo da gestão de texto, com as principais funções a serem feitas com simples gestos e não no teclado.
O Apple Pencil é agora ainda mais que agora é anda mais preciso e tem uma nova barra de ferramentas, mais completa e útil.
Conheça em detalhe o iPadOS
macOS Catalina, a Apple renovou o seu sistema operativo
O macOS tem vindo a receber novidades ao longo dos últimos anos. Têm sido muitas novidades e 2019 não foi diferente. Para além do foco na segurança, o macOS Catalina conta ainda com novidades noutras áreas.
O iTunes era uma das apps que se esperava sofrerem mudanças. A Apple transformou esta app em 3 novidades. Contamos assim com o Music, Podcasts e TV. É nelas que vamos poder gerir todos os conteúdos multimedia
No campo da segurança a Apple investiu muito no macOS Catalina. Temos agora o Find My, que permite localizar qualquer Mac, iPhone ou iPad, sem a necessidade de rede sem fios, e o Activation Lock garante que um Mac perdido não pode ser acedido por qualquer um e sem controlo.
Porque cada vez mais este sistema é usado em múltiplos monitores, a Apple passou a permitir que o iPad seja usado como um extra, sem fios e sem qualquer software adicional. Este modo pode também ser usado noutros sistemas.
Porque a acessibilidade é também um foco no macOS, a Apple reforçou a sua presença. Podemos controlar e ditar texto para o macOS Catalina de forma fluida e sem qualquer dificuldade.
Uma das mais importantes novidades está no projeto Catalyst. Com este, os programadores podem criar versões para este sistema vindas do iOS. Basta uma simples seleção no XCode e tudo estará pronto a criar uma app dedicada ao macOS, usando apenas a versão para iOS.
Conheça em detalhe o macOS Catalina
Mac Pro, o novo computador da Apple para profissionais
A próxima grande máquina da Apple foi também apresentada no WWDC19. O novo Mac Pro foi apresentado e é a máquina por excelência para profissionais.
Com especificações de topo, este é o mais poderoso Mac Pro que a Apple já criou. A empresa descreve desta forma a sua próxima oferta.
No interior desta Mac Pro temos um novo processador Intel Xeon com até 28 núcleos. Além disso, conta com até 300 watts de alimentação, bem como uma caixa facilmente amovível, construída em aço inoxidável.
Pode ser configurado para usar até 1,5TB de memória do sistema e tem presente 8 slots PCI Express, com 4 deles a terem dupla largura para maior flexibilidade.
Além do novo computador, a Apple apresentou também um novo monitor com resolução 6K de 32 polegadas. Este pode ser utilizado com o brilho máximo 1000 nits, sem qualquer problema, isto graças à sua traseira.
Este tem a mesma textura de metal perfurado que carateriza o Mac Pro e a sua caixa metálica, facilmente amovível. Este design garante um mecanismo de arrefecimento passivo. Chama-se Pro Display XDR e vai ter um custo de 4 999 dólares.
O novo Mac Pro chega no próximo outono e na configuração base custará 5.999 dólares. Esta será uma máquina de 32 GB de memória RAM, com um processador octa-core, Intel Xeon. A gráfica aqui é a Radeon Pro 580X, com 256 GB de armazenamento SSD.
Vão existir também acessórios específicos para este novo computador. O preço das demais configurações ainda não é conhecido.
Conheça em detalhe o Mac Pro
Foi com todas estas novidades que a Apple mostrou no WWDC19 o que tem andado ocupada nos últimos meses.
São muitas surpresas e muitas novas opções nos seus sistemas operativos. Nos próximos meses estas vão ser tornadas públicas e podem ser finalmente usadas por todos.