Pplware

#WWDC19: Apple apresenta o novo e ambicioso Mac Pro

A WWDC19 focou-se sobretudo no software, contudo, houve também espaço para novo hardware nesta keynote da Apple. Com efeito, temos agora um verdadeiro sucesso para o Mac Pro lançado em 2013 com o seu peculiar formato de cesto brilhante. Está na hora de conhecer o novo computador Mac Pro!

É um autêntico monstro de computação com mais poder do que poderíamos sequer imaginar.


É o computador mais poderoso alguma vez apresentado pela Apple, e desta vez não é apenas um chavão de marketing. É uma autêntica “besta” para os pro-sumers ou consumidores profissionais. Ao mesmo tempo, é também o regresso de um computador focado na modularidade, bem como na flexibilidade e personalização.

Chegou o novo computador Mac Pro

Fomos imediatamente arrebatados pelo seu design e aspeto geral. Em boa verdade, é o mais distinto do Mac Pro de 2013 que poderíamos ter imaginado. Este é verdadeiramente personalizável com imensas possibilidades de expansão, bem como um novo monitor, o Pro Display com certificação HDR e muito mais.

 

Tim Cook introduziu o tema e prometeu um nível nunca antes alcançado na família Mac. “Nós adoramos o Mac, já vão ver!”. Em seguida, ficamos a conhecer uma máquina com um design familiar e sim, é uma homenagem ao design clássico dos computadores fixos de outrora, o famoso “ralador de queijo”.

Um design completamente novo para o Mac Pro

Em primeiro lugar, no seu interior temos um novo processador Intel Xeon com até 28 núcleos. Além disso, conta com até 300 watts de alimentação, bem como uma caixa facilmente amovível, construída em aço inoxidável. Mais ainda, caso queira pode até configurar a caixa com rodas para fácil deslocação.

Temos um poderoso sistema de refrigeração a ar “para que possa correr na potência máxima, sempre e sem interrupções”. De igual modo, podemos configurar a memória do sistema até 1,5 TB, de acordo com a própria Apple. Há ainda 8 slots PCI Express, com 4 delas a terem dupla largura para maior flexibilidade.

Ao mesmo tempo, no Mac Pro encontramos também duas portas USB-C, bem como duas portas USB-A, todas na parte frontal do computador. Para todos os efeitos, será praticamente o dobro das portas face ao que encontramos, por norma, na parte frontal de uma torre convencional com Windows.

Intel Xeon com até 28 núcleos no novo computador da Apple

Mas há mais! Durante a keynote na WWDC19 a Apple deu ainda a saber que iria lançar um módulo de expansão personalizado pela empresa. Chama-se MPX Module e tirará proveito do Thunderbolt 3 integrado já na placa-mãe do Mac Pro. Este módulo pode aumentar a conexão de alta velocidade, ou adicionar mais poder.

Ainda de acordo com a Apple, podemos aumentar ainda mais o seu poder com a Radeon Pro Vega 2 da AMD, ou a Radeon Pro Vega 2 Duo. Além disso, podemos configurar o Mac Pro com duas destas últimas. Em suma, poderemos ter até quatro centros de processamento gráfico (GPUs) no novo computador.

Podemos ter até quatro GPUs neste Mac Pro

Em seguida ficamos a conhecer a fonte de alimentação para o Mac Pro. Segundo a tecnológica de Cupertino, será capaz de fornecer até 1,4kW de energia. Por conseguinte, será necessário manter todo o sistema com uma temperatura ótima, algo que ficará a cargo de três ventoinhas, silenciosas em condições normais.

Estas três ventoinhas tirarão proveito da frontal perfurada do Mac Pro. Segundo a Apple, serão capazes de fazer circular 8,5 metros cúbicos de ar fresco por minuto. Tudo isto para que possa editar pelo menos três streams de vídeo 8K ao mesmo tempo, ou cerca de mil faixas (instrumentos) em reprodução simultânea.

Além disso, temos aqui uma estação de trabalho que pode ser transportada (configuráveis com rodas), ou empilhados para estações de trabalho. Algo que deixa bem claro o público alvo desta máquina, um colosso de computador para quem precisa de um nível de desempenho e produtividade até agora inimaginável.

Mac Pro e Pro Display XDR – duas das estrelas da WWDC19

Além do novo computador, a Apple apresentou um novo monitor com resolução 6K de 32 polegadas  a condizer. Com o intuito de providenciar cores certas, independentemente das condições de iluminação. Aliás, pode até ser utilizado com o brilho máximo 1000 nits, sem qualquer problema, isto graças à sua traseira.

Com efeito, temos a mesma textura de metal perfurado que carateriza o Mac Pro e a sua caixa metálica, facilmente amovível. É, portanto, um mecanismo de arrefecimento passivo para este monitor LED, doravante conhecido como Pro Display XDR e um custo de 4 999 dólares.

Os preços do novo Mac Pro

O novo Mac Pro chega durante este outono e na configuração base custará 5 999 dólares. Aqui temos 32 GB de memória RAM, bem como um processador octa-core, o Intel Xeon. A gráfica aqui é a Radeon Pro 580X, com 256 GB de armazenamento SSD.

O preço das demais configurações ainda não é conhecido. Temos também acessórios específicos para o novo computador.

Exit mobile version