Pplware

Vendas fracas do iPhone arrasam novamente lucros da Apple

Os lucros apresentados pela Apple, a cada trimestre, são por norma elevados e com tendência para um crescimento sustentado. Mas há alguns trimestres que esta tendência se inverteu e a empresa começou a apresentar resultados menos positivos.

Hoje a empresa de Cupertino apresentou os resultados do último trimestre e novamente a Apple apresentou uma quebra nas vendas, com principal foco no iPhone, como já tínhamos referido.

Os valores apresentados agora pela Apple, referentes ao quarto trimestre fiscal de 2016, confirmam a tendência que se vinha a prever. Pelo terceiro trimestre consecutivo a empresa apresentou uma quebra nas vendas, o que se reflecte directamente nas receitas.

Para o período em causa a Apple apresentou uma receita de 46,9 mil milhões de dólares – 9 mil milhões líquidos – que representa uma quebra de 9% para o mesmo período do ano passado. Este é o primeiro ano, desde 2001, que a empresa tem um ano de quebras.

 

As vendas dos produtos chave da Apple

As vendas dos principais produtos da Apple apresentaram uma quebra generalizada. Foram vendidos “apenas” 45,5 milhões de iPhones, 9,3 milhões de iPads e 4,9 milhões de Macs. As perdas a um ano para cada um deles é de 5,2% para o iPhone, 6% para o iPad e 14% para os Mac.

A explicar estes números está a quase ausência neste trimestre de novos produtos desta categoria. Os consumidores resolveram, provavelmente, esperar pela sua chegada, tendo abandonado os modelos anteriores.

 

O Apple Watch e os “Outros produtos”

A Apple continua a não revelar os números de vendas do Apple Watch, mas a categoria onde ele se enquadra teve também uma quebra. Para este trimestre foram declarados 2,2 mil milhões de dólares em receitas, uma quebra de 21% face ao mesmo período de 2015.

Provavelmente a chegada do novo Apple Watch fará crescer as receitas desta categoria. A época do Natal tende a ser bastante lucrativa para a Apple nesta área e este ano não deverá ser diferente.

Os serviços da Apple

A área que apresenta os melhores resultados, sendo inclusive a que tem resultados positivos, é a dos serviços. Para o trimestre passado a Apple apresentou 6,3 mil milhões de dólares, com um crescimento de 23,5% face a 2015. A par com o iPhone, esta é a área que melhor resultados apresenta.

Tudo aponta para que os próximos trimestres sejam de crescimento para a Apple. Os novos produtos que estão já em venda, como o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus e a iminente chegada de novos Mac vão animar o mercado e trazer de volta as vendas a que a empresa está habituada.

 

via Apple

Exit mobile version