Os resultados de vendas trimestrais mostram como se comportam as marcas nos mercados e como segue a sua posição. A Apple tem tido um comportamento constante mas, depois de vários anos sempre a subir, acabou por apresentar algumas perdas recentes.
O último trimestre mostrou que a empresa continua a crescer nas vendas, mas o seu ícone, o iPhone, voltou a perder mercado.
Não é novidade que as vendas do iPhone estão a abrandar. Já antes os analistas tinham previsto um novo abrandamento, algo que não é estranho dada alguma saturação do mercado e a previsão de um novo iPhone já em setembro.
Para este trimestre que passou, a Apple voltou a apresentar resultados que mostram bem a saúde da empresa e do interesse dos consumidores nos seus produtos. Ao todo a Apple apresentou receitas de 52,9 mil milhões de dólares.
Deste resultado, 11,03 mil milhões de dólares vieram das vendas de 50,7 milhões iPhones, 8,92 milhões iPads e 4,19 milhões Macs. Dos novos produtos, este trimestre incluiu as vendas dos novos iPads e dos iPhone 7 e 7 Plus Product RED.
No trimestre anterior a Apple tinha tido resultados mais avultados, com receitas de 78,4 mil milhões de dólares e vendas de 78,3 milhões iPhones, 12 milhões iPads e 5,3 milhões Macs.
Comparando estes resultados com o mesmo período do ano passado, a Apple acaba por manter o seu ritmo. Nessa altura as receitas foram de 50,6 mil milhões de dólares, 10,5 mil milhões de lucros e vendas de 51,1 milhões iPhones, 10,2 milhões iPads e 4 milhões de Macs.
Este trimestre voltou a ser muito positivo para a Apple no campo dos serviços, onde a empresa voltou a crescer, com um aumento de 18% nas receitas. Só a App Store reclamou para si um aumento de 40%.
Estes números voltam a mostrar que a Apple está a manter o seu crescimento nos lucros, mesmo com um ligeiro decréscimo nas vendas do iPhone. Esta perda é compensada com o aumento das vendas dos Mac e com o já mais que esperado crescimento na área de serviços.
Via: Apple