Apesar do mercado dos computadores pessoais estar longe de morrer a verdade é que, ao longo dos últimos anos, as vendas têm vindo a decrescer.
Mas neste universo, a Apple é a marca que se destaca e que revela que ainda há muito para oferecer ao mercado e que ainda há quem compre computadores.
Os resultados do último relatório da Gartner revela que, apesar do declínio generalizado da venda de PCs, as vendas dos computadores da Apple mantêm-se estáveis.
Num sector que apresentou uma quebra geral de vendas no último trimestre, face ao trimestre anterior, de 9% em todo o mundo, a Apple foi capaz de vender 4,6 milhões de Macs contra os 4,5 milhões que havia vendido no primeiro trimestre de 2015.
Marcas como a Lenovo ou a HP, que sempre se destacaram positivamente neste sector, tiverem quebras de vendas drásticas, na ordem dos 7,2% e 9%, respectivamente.
A Apple é já a 5ª maior vendedora de computadores
Segundo o relatório preliminar apresentado pela Gartner, a Apple é detentora de 7% do mercado de computadores sendo a 5ª maior vendedora, tendo à sua frente a Lenovo, em primeiro lugar, a HP, a Dell e a Asus.
Os resultados apresentados pela IDC são um pouco distintos dos apresentados pela Gartner, contudo, a tendência de quebra de vendas no sector mantém-se assim como se mantém a estabilidade de vendas da Apple.