Pplware

Use o seu Mac como Hotspot – Partilhe a ligação à Internet

Há dias o Pedro Simões publicou a actualização de uma ferramenta que faz furor, entre os utilizadores Windows, quando estes querem partilhar a ligação à internet, que recebem via cabo de rede ou pela placaUSB 3G. Pois bem e como é já normal, visto termos uma grande franja de utilizadores Mac OS, alguém perguntou como o poderia fazer do Mac OS X.

É mais simples que numa máquina com o Windows, porque a Apple inclui esta função de forma nativa no seu sistema operativo. Podemos partilhar a nossa ligação à Internet, usando para isso o AirPort do nosso Macbook para propagar o sinal WiFi.

E resulta? Resulta muito bem!


Não é difícil de conseguirmos colocar o nosso Macbook a partilhar a ligação à Internet e existem vários cenários que podem solicitar que o façamos. Podemos por exemplo, ter uma penUSB de Banda Larga Móvel e mais gente à nossa volta que gostaria de usufruir da ligação à Internet. O mesmo se aplica se tivermos acesso à Internet via cabo de rede e quisermos partilhar esse sinal via WiFi, basta seguir os passos que nos conduzirão pelas excelentes funcionalidades natas que a Apple colocou no Mac OS X.

1 – Vamos à barra de menu e clicamos na maça. De seguida clicamos na opção Preferências do sistema. Nessa altura será aberta a janela das preferências com os vários pontos opcionais. O que nos interessa neste momento é algo que se encontra na secção Internet e sem fios. Vamos clicar no ícone Partilha.


2 – Aberta a partilha, clicamos apenas para seleccionar o serviço Partilha da Internet, que se encontra no menu do lado esquerdo da janela.


3 – Depois de seleccionarmos o serviço Partilha de Internet, serão mostrados, do lado direito, outros elementos. Vamos começar por seleccionar qual será a fonte do sinal de Internet que queremos partilhar. Para isso nas opções Partilhar a ligação, escolhemos Ethernet.

Nota: Se porventura for uma pebUSB de Banda Larga Móvel que esteja a partilhar, irá encontrar o nome da placa e escolherá essa opção.


4 – Agora que escolhemos a origem do sinal que queremos partilhar, vamos escolher o método. Neste caso vamos dizer que queremos partilhar o sinal com computadores (ou dispositivos) que utilizem AirPort, isto é, estamos a dizer por onde irá ser propagado o sinal da Internet. Será a placa de rede do Mac que irá propagar o sinal para os dispositivos que se queiram ligar a este “hotspot”.


5 – Claro que a ideia é partilhar a um grupo restrito e para isso podemos e devemos fechar a nossa rede. Como em qualquer router temos forma de colocar uma password que apenas dá acesso ao sinal a quem a souber. Para isso vamos clicar no botão Opções AirPort para indicar o SSID (nome) da rede e caso se pretenda cifrar a comunicação, devemos indicar  uma chave WEP de 40 ou 128 bits.

Nota Importante: É necessário colocar antes da chave WEB propriamente dita o caracter $ (dollar). O ‘$’ indica que se segue uma chave hexadecimal.   Exemplo: $12345678901234567890123456 (para 128 bits)


6 – Depois de clicarmos no OK e gravarmos a password que servirá de credencial para alguém usar a nossa rede wireless propagada via Macbook, clicamos no menu do lado esquerdo na opção Partilha de Internet que anteriormente seleccionamos. Ao activar esta função o sistema operativo dispara um alerta para lhe dizer exactamente o que está a fazer. Se clicar no botão Iniciar, estará a activar o seu HotSpot privado via Mac OS X.

Ao activar esta funcionalidade, o serviço de recepção de sinal wireless, o airport, deixará de funcionar como receptor de sinal. Para que não tenha problemas de recepção de sinal, certifique-se que está devidamente assinalado o ponto de recepção de sinal de Internet.


Feitos estes passos, poderá agora reparar que no seu Mac, na Barra de menu onde aparece o ícone do airport, estará uma nova imagem que indica a partilha e propagação do sinal de Internet via wireless. Simplesmente poderá ter em casa net para todos sem que seja necessário um router wireless para distribuir sinal.

Partilhar a ligação com muita gente, fará diminuir a disponibilidade de sinal a utilizar no próprio Macbook.


Depois de activo o seu HotSpot, poderá ser acedido pelos dispositivos com acesso wireless. Neste caso usei o iPhone que o detectou e num segundo o sincronizou. A navegação foi de qualidade, mas isso já implica que o sinal que chega ao Macbook seja forte.


A Apple tem uma forma simples de dar utilidade às capacidades nativas dos seus equipamentos. Hoje em dia até um simples iPhone pode ser hotSpot e partilhar Internet com dispositivos à sua volta.

Esta função poderá ser explorada ainda com mais fontes de sinal de Internet. É uma funcionalidade fantástica e pode ser combinada com outras existentes no Mac OS X para aumentar a utilidade dos computadores Apple.

Exit mobile version