Pplware

Use o Mac para saber o estado da bateria do seu iPhone

Os utilizadores do iPhone, de forma geral, não têm problemas com as baterias, em termos técnicos. Pese o facto de não ser um dispositivo generoso em termos de autonomia, a verdade é que as baterias duram anos sem dar qualquer stresse. Contudo, é importante olharmos para os sinais que os dispositivos nos vão dando. O segredo está no diagnóstico e na prevenção.

Fazer o diagnóstico poderá ajudar a prevenir possíveis agravamentos de problemas ou até dar pistas de que tipo de problemas padece o seu dispositivo. Venha daí conhecer o coconut Battery.

Todos os anos temos o cuidado de lhe lembrar a tarefa de diagnóstico e calibragem do seu MacBook. Se bem se lembra, sugerimos que utilize o Watt, uma app muito eficaz e que ajuda a melhorar o desempenho da bateria do seu computador.

Assim, vamos hoje mostrar um dois-em-um, isto é, vamos voltar a falar numa app que apresentamos em 2011, a coconutBattery para diagnosticar não só a bateria do vosso MacBook mas também a do iPhone/iPad.

 

coconut Battery – O médico da sua bateria

Com a app coconutBattery o utilizador fica ciente, em tempo real, da saúde da bateria do seu Mac e dispositivos iOS (iPhone, iPad, iPod touch).

Características:

 

Como diagnosticar a bateria do iPhone

Vamos então recorrer a esta app para saber da vitalidade do armazenamento de energia no iPhone ou iPad. Esta app funciona só em macOS e, portanto, se tiver Windows poderá pedir a um amigo com Mac para lhe facilitar este teste.

 

Passo 1 – Download da aplicação

Vá à página CoconutBattery e faça o download da app. Actualmente está na versão coconut Battery 3.4. Faça aqui o download:

Homepage: coconut Battery
Preço: Gratuito

Agora que já tem o download feito, descompacte o zip obtido e arraste a app para a pasta Aplicações (para ser mais fácil encontrar mais tarde a app).

PS: se a app não abrir de imediato e solicitar a sua atenção para autorizar a abertura, clique em Abrir.

 

Passo 2 – Conhecer a informação mostrada pela aplicação

Agora que a app está aberta, poderá verificar que existem duas áreas: This Mac e iOS Device. Ora, aqui temos duas zonas que podemos usar para diagnosticar quer a bateria do nosso Macbook quer a bateria do nossos dispositivo iOS.

Neste Mac – Tal como referimos em cima, esta app faz uma análise a vários aspectos informativos da vitalidade da bateria e outra informação conexa. Como podemos ver, no caso do meu MacBook Air, a carga máxima da bateria será de 6362 mHh, actualmente mostra uma capacidade de 69.6% (o que difere da informação mostrada no menu do macOS que é de 71%).

Mostra também a data de fabrico do MacBook, os ciclos já executados, a avaliação da qualidade da bateria tendo em conta os parâmetros analíticos, a temperatura da bateria e o consumo de energia que o MacBook está a exigir. Por fim, tal como pode ser visto na imagem imediatamente acima, poderá tirar mais informação relativa à vida desta bateria, até saber quem foi o fabricante.

 

Dispositivo iOS – Este menu basicamente traz a mesma informação relacionada agora com o dispositivo iOS e traz a informação relativa ao armazenamento do iPhone ou iPad.

 

Como pode ser visto na imagem informativa disponível, o meu iPhone 6s Plus, com a idade de 482 dias, tem apenas 244 ciclos… não está mal, tem sido feito um trabalho óptimo de gestão de carregamento. Isto porque sigo a informação que normalmente vos deixo cá.

Esta ferramenta é importante para poder acompanhar a par e passo o “envelhecer” do seu dispositivo e perceber se algo estará a ser mal feito, se haverá comportamentos que possam estar a danificar o processo natural de utilização. Há alguns casos que têm sido reportados, onde o utilizador dá conta de oscilações anormais na percentagem da bateria, o que poderá ser analisado com esta app e saber se é o indicador que não corresponde à realidade ou se há efectivamente problemas na bateria.

 

Opinião…

Pessoalmente utilizo esta app há vários anos, em conjunto com a já referida Watt, que além de me dar informações precisas em relação às baterias, ajuda numa gestão optimizada e controlada dos processos de calibragem.

Quer no MacBook Air, quer mesmo no MacBook Pro, tenho a informação sempre visível no Menu do macOS. Esta informação pode ficar vinculada ao menu activando essa funcionalidade nas Preferências da coconutBattery.

Exit mobile version