Foi na passada segunda-feira que a Apple lançou a sua mais recente atualização de segurança para os seus sistemas operativos. Estes resolveram várias questões de segurança que estavam pendentes, mas aparentemente trouxeram novas situações. A Apple já admitiu o problema e vai resolvê-lo em breve.
Foram vários os pontos que a Apple resolveu na segunda-feira com a atualização que lançou para os seus vários sistemas operativos. Estes tinham falhas no WebKit, o que permitia levar à execução arbitrária de código. A Apple teve conhecimento de que estava a ser explorado ativamente.
O que não se esperava era que esta Resposta Rápida de Segurança trouxesse novos problemas para os sistemas da Apple. Do que foi relatado, e após a instalação desta atualização automática, alguns sites deixaram de poder ser acedidos nos equipamentos da Apple.
A Apple está ciente de um problema em que essa resposta rápida de segurança pode impedir que alguns sites sejam exibidos corretamente. Rapid Security Response iOS 16.5.1 (b) e iPadOS 16.5.1 (b) estarão disponíveis em breve para solucionar esse problema.
Esta mensagem foi partilhada pela Apple e mostra que a empresa está ciente do problema que está a ser apresentado aos utilizadores. Para além desta, houve ainda uma outra mensagem que revela exatamente o mesmo, mas para o macOS, que está a ter o mesmo comportamento.
A empresa também revelou de forma simples como o problema pode ser contornado. Isso passa pela remoção desta Resposta Rápida de Segurança, e pelo aguardar pela chegada da nova atualização da Apple, em que resolve as falhas de segurança e está livre do novo problema.
Há anda a possibilidade de manter a Resposta Rápida de Segurança, ficando protegido. Isso implica apenas que vai ficar limitado no acesso à Internet e aos sites onde os problemas foram identificados com esta atualização.
Não se esperava que o 16.5.1 (a) fosse a causa de problemas, tendo sido de imediato removido pela Apple do ar. Espera-se que dentro de dias a gigante de Cupertino mas dentro de dias a Apple deverá lançar a versão 16.5.1 (b) para os dispositivos móveis e o macOS terá também uma versão específica, o 13.4.1 (b).