Pplware

TuneUp – Limpar a Biblioteca do iTunes

Há dias uma amiga passou-me umas centenas de músicas em MP3. Temas que ela colecciona religiosamente, coisas do palco musical português de outrora. Além disso fez uma selecção de temas que considera serem importantes marcadores da história musical, temas que marcaram épocas.

A minha intenção é colocar estes temas no iPhone para degostar cada uma dessas relíquias que eu ou não tenho… ou já não ouço há muitos anos.

Passei tudo para o iTunes mas aquilo não está como eu pretendo. É tudo “track 1” em diante, não tem as capas dos álbuns, as tags não estão em condições e eu não gosto nada dos temas assim. É necessário fazer uma limpeza a fundo à biblioteca do meu iTunes. Para isso vamos usar a ferramenta que melhor consegue fazer isso: TuneUp.

Se há coisa que gosto no ambiente Mac é a organização. Tudo no seu devido lugar com o aspecto o mais harmonizado possível e usufruindo das funcionalidades existentes. Se tenho uma série de álbuns de música e se os quero ter visualmente dispostos com toda a qualidade, não posso deixar de usar uma ferramenta destas dada a quantidade de temas e dada a complexidade de tags (etiquetas) a organizar.

TuneUp

TuneUp é uma aplicação  mas é lançada juntamente e à direita do iTunes. Traz então ao iTunes um grande número de grandes funções que se podem encontrar nos separadores no topo da ferramenta. Entre as muitas funções que adiciona, destaco a capacidade de organizar as informações em cada ficheiro de música, a função que identifica a música e descarrega a capa do álbum, mostra uma série de vídeos sobre o tema escolhido, dá informações sobre a banda ou músico em causa e mostra até concertos marcados da banda… tudo automaticamente!


Limpar

O separador ‘Clean’ existente no TuneUp apenas precisa que sejam arrastados para dentro deste as músicas “sujas” que precisamos de limpar. Basta arrastar da janela do iTunes para dentro deste separador. O TuneUp irá analisar o áudio e irá comparar com uma base de dados onde tem mais de 90 milhões de temas. Usará também os dados existentes no ficheiro para descobrir qual o tema de forma exacta… isto em segundos atenção!

Depois do ficheiro ter sido analisado e do TuneUp ter limpo os metadados errados e colocado os novos, depois de ter descoberto a capa do álbum e de ter identificado tudo ao pormenor pode gravar esse trabalho sobre o tema. Caso veja que não está de acordo com o que esperava, então pode usar o botão “Undo”. Nessa altura o tema irá para um dos 3 estágios em que pode encontrar um tema analisado pelo TuneUp: Cleaned (limpo), Dirty (sujo), e Not Found (não encontrado).

Esta tarefa de “limpar” pode ser personalizada. Podemos “customizar” o que queremos exactamente que seja alterado pelo TuneUp, dessa forma podemos evitar que seja removida a etiqueta que informa qual a compilação onde está incluído um determinado tema. Se não o fizermos e vamos imaginar que temos um Bets Of com vários temas, o TuneUp irá apagar o nome e a ordem da compilação e irá à procura do álbum original que colocou no mundo esse tema. Irá igualmente apagar a capa do álbum(a tal compilação Best Of) e atribuirá a capa original do tema ou do álbum original. Tudo pode ser facilmente parametrizado.


Capas

Se usarmos o separador “Clean” ou limpeza, este irá colocar a capa automaticamente no tema que for limpar e ordenar, mas para obtermos um melhor resultado, na aplicação da capa relativa ao tema ou ao álbum onde está inserido, devemos utilizar o separador “Cover Art”.  Aqui não sei até que ponto não pode ser melhorado. Basicamente esta ferramenta procura no Google em sites dedicados pela capa que esteja identificada ao tema. Não traz por vezes grande qualidade e até pode estar completamente errada, como já aconteceu. Aqui podem pesquisar pela imagem correcta e ficar com um trabalho melhorado.

Muitas vezes compensa não utilizar as imagens conseguidas, mais vale ir ao iTunes e usar aquela função “Obter Capas do Álbum”.


Tuniverse

TuneUp é mais do que um simples organizador de informação dos metadados do iTunes. Existem, como podemos ver no conjunto das opções existentes nesta ferramenta, mais funcionalidades, mais opções úteis que podemos aproveitar.

A opção Tuniverse permite que tenhamos à mão vídeos a partir do YouTube sobre a banda ou o interprete que estamos a debruçar a nossa atenção. Podemos a partir daquele espaço, descobrir um novo universo de temas, muitos deles até os desconhecemos. Além disso, temos acesso à biografia das bandas e dos seus músicos, novidades sobre essa mesma banda, que álbuns são sugeridos e até pode, quem gostar, adquirir Merchandise da banda a partir do eBay.

Em Portugal a opção que permite verificar os concertos agendados é sempre limitada… pela pouca oferta que as grandes bandas (até mesmo as pequenas) concedem ao nosso mercado.


Concerts & Share

Basicamente podemos partilhar com os nossos amigos e seguidores, as nossas descobertas e as nossas bibliotecas já devidamente organizadas. O mundo tem uma valência social muito forte e tudo é motivo de partilha, tudo é motivo de exibição. Então porque não deixar aos nossos amigos e seguidores alguns dos nossos temas musicais?

O TuneUp permite isso de forma muito simples e bem estruturada. Relembro que tudo isto pode ser feito a partir de um separador na aplicação e esta pode receber os ficheiros do iTunes.


Menos positivo…

TuneUp é uma tremenda aplicação. Confesso que a mim me resolveu um enorme aborrecimento. Não sei se existe alguma ferramenta com esta qualidade gratuita, mas tudo o que se vê no TuneUp é fruto de um grande trabalho. Para ajudar o utilizador, apenas precisamos de arrastar os temas do iTunes para o espaço de “limpeza”. Mas atenção que só pode limpar até 100 temas na versão gratuita… é pouco!

Claro que há outras duas ou três coisas que necessitam de melhorar: o aspecto pouco integrado com o iTunes, o preço do serviço que é um pouco alto tendo em conta o serviço que executa e, um comportamento que irrita, este desaparece quando arrastamos o iTunes para uma posição diferente o TuneUp desaparece. Somente volta quando colocamos o iTunes do local onde foi inicialmente aberto.

Outro aspecto é a falta de qualidade de muitas capas apresentadas. A aplicação faz uma pesquisa pelos sítios na net onde geralmente estão dispostas estas imagens e recolhe as mesmas, não diferenciando a qualidade, tendo em conta que não usa material existente nos servidores do serviço. Um bug que me apareceu foi numa lista dentro do TuneUp, usei o scroll do Magic Mouse e a lista ficou toda ilegível…

Em resumo…

Na verdade e para o efeito que se propõe, o TuneUp é uma ferramenta fenomenal, este identifica os temas, remove todas as etiquetas que estão escritas no ficheiro, coloca toda a informação possível e ainda permite um aumento informativo recorrendo à bibliografia do ou dos autores em causa. Tudo de forma automática e simples.

Além disso identifica um tema mesmo que o autor nada tenha sobre ele. É tipo o SoundHound mas para Mac, se não souber quem canta, qual o álbum e que informação pode representar determinada música que tem no computador, deixe que o TuneUp ajuda. TuneUp permite que seja descarregado gratuitamente e que sejam limpos 100 temas e descarregadas 50 capas de álbuns. Além disso permite que sejam partilhados online, usando as redes sociais (Twitter, Facebook e YouTube) sem limitação.

Por 19.95 dólares ano, poderá ter todas as funções em modo ilimitado e se pagar 29.95 dólares (algo como 23 euros) ficará com a aplicação totalmente ilimitada para sempre.

Não conheço outra que faça o mesmo, o que não quer dizer que não exista. É isso que gostava de vos questionar, se conhecem outra ferramenta do género?


Licença: Freeware/Shareware (Free / $19.95 / $29.95)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: TuneUp 1.8.1 [16.8MB]
Homepage: TuneUp

Exit mobile version