Mas os Walkie-Talkie continuam a ser uma prática e barata solução de comunicação entre pessoas distantes. Não é comum por cá estas duas tecnologias coabitarem no mesmo equipamento, mas existem alguns países onde um telemóvel tem também a opção walkie-talkie.
Foi então que me lembrei de pesquisar para verificar se existia alguma aplicação para iPhone ou Android que transformasse o smartphone um Walkie-Talkie. Afinal, parece que existe algo muito interessante, o HeyTell.
HeyTell Voice Messenger é uma aplicação multi-plataforma que permite estabelecer uma conversa em modo instantâneo com amigos e familiares. É simples e rápida de utilizar pois evita qualquer registo ou conta, assim, basta instalar, escolher o contacto e clicar no botão para começar a falar!
O serviço baseia-se na identificação de ambos os lados deste “circuito”, dando a conhecer quem dos nossos contactos já instalou a aplicação.
Para “ajudar” a propagar este serviço, podemos escolher a pessoa que gostaríamos de conversar e, caso ela nao tenha instalada esta aplicação, enviaremos uma mensagem por SMS e/ou por email. Nessa mensagem está o link para descarregarem e instalarem o HeyTell.
Depois de instalada, esta ferramenta permite enviar e receber mensagens de voz, imitando assim a comunicação unidireccional dos walkies-talkies.
Premimos o botão, falamos e largamos o botão. De imediato a mensagem de voz será enviada ao outro extremo da conversa e será reproduzida. Deste modo podem ser trocadas mensagens de som entre smartphones a custo zero!
Assim podemos enviar…
- Mensagens de voz mais rápidas de produzir do que um SMS e gratuitamente!
- Dados em pacotes muito pequenos, como se estivéssemos a enviar mail
- Mensagens que podem ser enviadas via 3G, EDGE ou Wi-Fi
- Som com qualidade áudio superior: cada pacote de som entregue a 16 kHz, tem duas vezes mais qualidade do que uma chamada de telemóvel
- Uma mensagem de resposta quando somos alertados por notificações Push (os alertas deverão estar activos para receber em tempo real a notificação que alguém o está a contactar).
Conforme podemos ver no primeiro screen da aplicação, acima, esta permite que o estado de acessibilidade seja personalizado, conforme a preferência de cada pessoa. Isto evita que sejamos importunados por alguém que não queremos contactar ou que em determinados locais alguém nos interrompa.
A aplicação permite alguns outros pormenores “de classe”. Podemos criar uma lista de pessoas que usualmente contactamos por este meio, são os Favoritos.
Quando utilizamos este serviço, as mensagens enviadas e recebidas são guardadas no smartphone, constituindo um “histórico” de conversação. Essa funcionalidade é muito interessantes pois assemelha-se ao histórico de conversas tidas nos IM’s e que podem ser enviadas ou partilhadas vias email ou Facebook! Como medida de segurança e de privacidade, apenas podem ser exportadas as falas que o próprio utilizador faz. As falas dos seus contactos não podem ser exportadas.
Além destas funcionalidades, podemos “mostrar” ao nosso contacto onde estamos e qual é a nossa posição geográfica actual. Este recurso é muito comum mas também pode ser interessante para geo-referenciar alguma mensagem nossa importante e que seja guardada no tempo. Esta função pode ser desligada para omitir a nossa localização, se for este o nosso desejo.
As mensagens enviadas e recebidas são encriptadas no trânsito das mesmas, recorrendo a um serviço de encriptação da empresa que promove esta ferramenta. Podemos posteriormente apagá-las.
Em resumo…
Esta aplicação tem apenas um senão: o consumo de energia. Não é nada de extravagante mas a aplicação está sempre “à espera”, estando em segundo plano a consumir. No iPhone não foi nada de extraordinário, no entanto no Android notou-se esse consumo.
Se tivermos em conta que podemos gravar a mensagem e enviar, e que podemos por voz ser muito mais rápidos do que por texto… tudo de forma gratuita… (não sendo nada de especial usando sobre 3G), então poderá ser a melhor forma de comunicar offline. Use e deixe a sua opinião!