Pplware

Todos os CDs e Pens de instalação do OSX deixaram de funcionar

Actualizar um sistema operativo da Apple para uma nova versão do OSX sempre foi um processo simples e rápido. Basta descarregar a nova versão da App Store e em poucos minutos este processo decorre.

Mas desde há alguns dias que todos os instaladores descarregados, Pens feitas ou CDs criados deixaram de funcionar. O culpado está identificado e é um simples certificado!

Recentemente o expirar de um simples certificado, uma alteração rotineira na Apple e nos seus programadores, quebrou a loja de aplicações da Apple. Estes apenas tiveram de actualizar as suas aplicações para o novo certificado e as mesmas nunca deixaram de funcionar.

Mas foi agora descoberto que afinal esta mudança de certificados trouxe um novo problema, até agora desconhecido. Segundo o site TidBITS, todos os instaladores que foram descarregados antes desta data estão impossibilitados de ser usados. Isto significa que todas as Pens e CDs de instalação que foram criados estão agora inválidos e não funcionam. Este é um problema que afecta o OSX El Capitan e todas as versões anteriores do OSX

É claro que se forem descarregadas novas versões este problema deixa de existir, mas obriga a que sejam criado novamente todos os instaladores, nos diferentes suportes (pen USB, CDs, etc). É um processo que, para quem trabalha diariamente com a resolução de problemas nestas máquinas terá de realizar.

Importa no entanto ter em consideração que nem todas estas versões estão disponíveis na App Store e que devem estar na lista de download nas contas para que sejam acedidas. Há ainda o problema de que nem todos os Mac podem aceder a estas versões. Apenas as posteriores à data de lançamento dessa máquina vão poder ser descarregadas.

Como contornar este problema do OSX?

Para além da possibilidade de descarregar e refazer as pens ou CDs de instalação existe uma outra alternativa, bem mais simples. Esta passa por alterar a data da máquina para uma anterior do dia 14 de Fevereiro, usando para isso o seguinte comando:

date 0201010116

Este comando coloca a data no dia 01 de Fevereiro de 2016, data anterior àquela em que o certificado expirou. Após o processo de instalação da nova versão do OSX devem novamente repor a data para o dia actual.

Este é um processo pelo qual a Apple tem de passar com alguma frequência e que deveria agilizar de forma mais eficiente. Sempre que acontece os programadores precisam de voltar a adaptar as suas aplicações, algo que nem sempre é possível ou é desejado.

Exit mobile version