Atualmente, é difícil imaginar um mundo sem acesso à Internet. E, há uns anos, apesar de já haver Internet, não havia Wi-Fi para ninguém. Tecnicamente o Wi-Fi nasceu na Holanda, onde começou o trabalho inicial nos standards 802.11.
No entanto, é justo dizer que o nascimento comercial do Wi-Fi ocorreu numa reunião em Cupertino, a 20 de abril de 1998, na sede da Apple Computer. Venha descobrir mais.
Numa reunião em 1998…
A reunião começou às duas da tarde, mas Steve Jobs não se encontrava na sala. Na verdade, chegou muito atrasado e fazia-se sentir um ambiente um pouco constrangedor. De qualquer forma, ele acabou por chegar.
Foi então que a Apple e a Lucent Technologies começaram a discutir uma revolucionária tecnologia chamada Wireless LAN. Na reunião encontrava-se Steve Jobs, Rich McGinn, CEO da Lucent, Cees Links, também da Lucent, e mais alguns executivos.
Na altura, a Apple estava à procura de algo diferente e novo para colocar no seu novo portátil, o iBook. Steve Jobs estava muito entusiasmado com a ideia de conectividade sem fios (wireless) nos seus computadores portáteis.
Cees Links e a sua equipa estavam a tentar trazer o WLAN para as massas. No entanto, ainda não tinham sido bem sucedidos após várias tentativas.
Tecnologia Wireless LAN é incrível…
Na reunião, Steve Jobs falou durante cerca de 10 minutos sobre o Wireless LAN e classificou esta tecnologia como: “… a melhor coisa à face da Terra”. Rapidamente tornou-se claro que a Apple a queria. O negócio foi fechado e a Apple concordou em pagar 50 dólares por cada placa de rede.
O primeiro portátil com Wi-Fi foi lançado pela Apple na MacWorld, a 21 de julho de 1999, em Nova Iorque.
Jobs demonstrou o poder da Internet Wireless acedendo a vários websites, andando pelo palco com o novo iBook na mão, fazendo-o passar por um arco, enquanto a multidão aplaudia. E, como se costuma dizer… O resto é história.
Conclusão
Steve Jobs era um visionário, um excelente gestor empresarial e adorava criar produtos inovadores. Apesar de nem sempre ter “inventado a roda”, Steve Jobs foi uma das poucas pessoas que sabia onde e como utilizá-la.
O Wi-Fi é apenas mais um exemplo. Jobs tomou a iniciativa e a decisão certa na altura apropriada. Ele tinha a visão para analisar certas tecnologias e perceber quais é que tinham futuro. Graças a ele, a tecnologia WLAN foi adoptada por outras marcas e chegou a toda a gente.
Será seguro dizer que Steve Jobs nos deu o Wi-Fi?