Pplware

Sleep Eject – Auto-ejecte as drives quando o Mac adormece

Quem pode dizer que nunca se esqueceu de “desmontar” uma drive USB antes de, inadvertidamente, puxar a PenUSB ou sacar o cartão SD do leitor?

Pois, tal como vocês a mim acontece-me com alguma frequência. Maus vícios, dirão alguns, ok, é verdade mas o Mac não deixa de nos repreender e estes maus vícios podem ter um preço caro,. Podemos por em causa a segurança dos dados que estão guardados nos suportes que retiramos sem desmontar a sua sessão no sistema operativo.

Alguém pensou nisso e desenvolveu uma app que faz isso mesmo por nós, desmonta as drives USB quando o OS X adormece ou quando o desligamos. Agora sim, com o Sleep Eject podemos retirar a PenUSB ou o cartão SD sem que o sistema dê o alerta, o trabalho é feito por esta ferramenta.

Já em tempos, deixamos uma ferramenta que alerta o utilizador para a existência de uma Pen USB no sistema e sugere que a remova em segurança antes de desligar o Windows. Aqui o Sleep Eject faz parte desse trabalho por nós.

Ups… esqueceu-se de ejectar a pen USB?

Se, mesmo depois de entrar em Pausa, retirarmos uma drive sem a ejectar, quando ligarmos de novo o Mac OS X, vamos levar com uma mensagem como vemos em cima, isso ajuda para que não tenhamos no futuro dados corrompidos. A ideia é mesmo ejectarmos antes de retirarmos as drives USB. Por norma fazemos esses erros quando estamos com pressa, distraídos ou quando pensamos que desligado o sistema “não dá por ela”. Nada mais errado.

Preferências disponíveis na barra de menus do OS X

Com esta aplicação de 89 cêntimos deixamos de nos preocupar. Logo que o sistema operativo entre em pausa ou seja desligado, todas as drives serão desmontadas, já a podemos retirar sem perda de qualquer dado.

Existem quatro formas para ejectar os discos manualmente: clique no botão fornecido nas preferências do aplicativo, recorrendo ao atalho alt + Command + E, clicando no botão de ejecção na barra de menus, ou seleccionando a opção “Ejectar” no menu de contexto em cima do nome do dispositivo USB. O atalho é fixo do sistema mas com esta ferramenta pode “libertar esta combinação” e usar este atalho noutro qualquer serviço. Além disso há outras opções nesta app.

Preferências do Sleep Eject contemplam várias funções

Então, ao usar esta ferramenta, o sistema ao adormecer/desligar vai demorar uns 3 ou 4 segundos a mais, é o tempo de executar a tarefa de ejectar as drives encontradas.

Mas e se quisermos que esteja um disco USB ligada para que, a dada altura, o sistema inicie e comece e fazer backups, por exemplo?

Também, quem desenhou a app, pensou nisso, por isso nas preferências existe a possibilidade de não fazer o eject ao entrar em Pausa, forçando o utilizador a fazer essa opção manualmente. Pode até parecer uma ideia trivial e sem grande entusiasmo de utilidade, mas para quem passa a vida a esquecer-se de desmontar as drives USB, está aqui uma boa solução.


Licença: Pago (Preço = 0,89 €)
Sistemas Operativos:
Download: Sleep Eject 1.2.0 [0.3MB]
Homepage: Mereku

Exit mobile version