A Siri é uma peça quase essencial no iOS. Esta assistente pessoal do iPhone está integrada de tal forma que é hoje uma presença constante e um apoio inegável.
Mas parece que a Siri está agora a ser bastante selectiva e apenas responde a questões relacionadas com música apenas a quem tem subscrito o serviço de streaming de música da Apple.
O serviço de streaming de música da Apple tem estado a conseguir uma forte adesão por parte dos utilizadores dos seus dispositivos móveis. Mesmo depois do período gratuito de experimentação acabam por decidir pagar e continuar a usar.
Algo que foi descoberto nos últimos dias e que está a deixar muita gente de pré-aviso é que a Apple parece estar a bloquear o acesso a informação relacionada com música.
A descoberta desta alteração foi feita por utilizadores da Siri e que não têm registo no Apple Music ou o serviço activo. A mensagem é simples e indica que as respostas não podem ser dadas porque os utilizadores não têm o Apple Music subscrito.
I guess Siri won’t talk to you about music unless you pay her boss? pic.twitter.com/b6Xwcf3EYR
— Tom Conrad (@tconrad) 26 outubro 2015
O curioso nesta revelação foi ter sido feita por Tom Conrad, um dos criadores do serviço de música Pandora.
Vários testes, usando sempre a Siri e questões relacionadas com música, estão a ter a mesma resposta negativa, sem que sequer seja apresentada uma simples pesquisa web.
Numa situação normal, com utilizadores que têm o Apple Music subscrito, os utilizadores estão a ser encaminhados para a aplicação do Apple Music, onde depois têm acesso à informação inquirida.
Esta é a primeira vez que se sabe que a Apple está a usar a Siri, ou outro qualquer componente dos seus serviços, para forçar os utilizadores a subscreverem algo que querem vender.
Com o terminar dos 3 meses gratuitos, a Apple quer que todos se mantenham no serviço, mas agora como utilizadores pagantes, alargando assim a sua já grande base de utilizadores.