As assistentes virtuais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e hoje não é estranho interagirmos com a Siri ou o Google Assistant para sabermos mais informações.
Com a chegada ao mercado dos altifalantes inteligente, essa aproximação com as assistentes virtuais aumentou ainda mais. Mas qual será a sua qualidade? Até que ponto conseguimos ser entendidos e obter a informação certa. A comparação surgiu agora e a Siri do HomePod ficou longe da sua concorrência direta.
O HomePod é a mais recente coluna inteligente a chegar ao mercado. Assistido pela Siri, consegue ser muito mais do que uma simples coluna, dando a possibilidade de interagirmos com a assistente virtual da Apple.
A Siri no HomePod fica longe da concorrência
No entanto, esperava-se que a Siri mantivesse os mesmos níveis de inteligência e compreensão que tem nos restantes equipamentos, mas a verdade é que, segundo os testes efetuados pela Loup Ventures, a Siri está longe da concorrência.
Três HomePods foram sujeitos a 782 perguntas e, apesar de a Siri ter entendido 99,4% das questões, apenas foi capaz de responder corretamente em 52,3% das situações. Este número contrasta com os 81% da Google, os 64% da Alexa e os 57% da Cortana.
O que falta é a integração com algo simples
A Siri conseguiu bater a Alexa e a Cortana em teste de categorias como “Locais” (exemplo: Onde posso encontrar um bom café nas proximidades) e “Comércio” (exemplo: “Ajuda-me a comprar uns sapatos novos”), mas ainda assim ficou longe do que a Google oferece no Google Home.
Pior fica a Siri quanto os testes se focam em informações pessoais, porque falha num conjunto de funcionalidades (e-mail, chamadas, calendário e navegação) não estão acessíveis num HomePod. Se num iPhone apresentaria um conjunto de pesquisas web, não o consegue fazer no HomePod.
As áreas onde a Siri melhora e bate o que alguns oferecem
Removendo as categorias associadas a navegação, chamadas, e-mail e calendário, a Siri melhora a sua qualidade e correção das respostas para 67%.
Sendo este um produto novo e que acabou de chegar ao mercado, espera-se que este melhore com o tempo, tornando-o muito mais útil e mais integrado com o restante ecossistema Apple e os seus dispositivos.