Pplware

Afinal a Apple não vai criar um carro, está só a recolher informação

No início deste ano começaram a ser vistos a circular nas ruas de algumas cidades norte americanas alguns carros da Apple equipados com alguma equipamento estranho.

A especulação da altura falava na possibilidade de estes serem os primeiros esforços da empresa em criar os seus veículos autónomos, mas nunca passou a verdade é que nada foi confirmado ou sequer adiantado.

Mas tudo foi agora explicado e a afinal estes carros estão apenas a recolher imagens para reforçar e complementar o serviço de mapas da Apple.

Lançado em 2012, o serviço de mapas da Apple está dependente de fornecedores externos para conseguir apresentar informação aos utilizadores. Empresas como a TomTom e outras vendem toda a informação necessária à Apple, o que a deixa dependente e obriga a gastos elevados.

Para eliminar parte dessa dependência a empresa resolveu colocar nas ruas os seus veículos para que seja feita a recolha do máximo de imagens e informação possível e assim dar aos utilizadores uma melhoria substancial no serviço de mapas.

É esta informação e imagens que os carros da Apple estão no terreno a recolher, iniciando assim um processo de larga escala, para já limitado aos Estados Unidos.

Para além de toda a informação que se sabe a Apple está a recolher, a empresa tem ainda o objectivo de fotografar as fachadas de muitas lojas, para complementar outros serviços que os seus mapas disponibilizam, mais uma vez fora do seu controlo.

As possibilidades que a informação recolhida vai dar à Apple são enormes. Passará a poder criar mapas 3D e Street-View, algo que neste momento ainda não tem, e principalmente deixar de estar tão dependente das empresas de serviços de mapas, que podem ter informação desactualizada e que demoram bastante a disponibilizar actualizações.

Com a informação do lado da Apple todos os processos serão mais rápidos e a própria empresa pode criar novas funcionalidades no seu serviço de mapas, que quer melhorar e constantemente aprimorar.

Tendo lançado apenas este ano este processo de recolha, não é esperado que qualquer novidade surja nos próximos tempos. Após a recolha da informação, que está a ser feita de forma gradual, é preciso depois processar os dados e criar as formas de os integrar no serviço de mapas.

Vão ainda passar alguns anos até podermos ver os resultados desta recolha, mas o que é certo é que a Apple está activamente a melhorar o seu serviço de mapas e a prepará-lo para ser uma alternativa aos que a Google e outras empresas têm disponíveis.

Exit mobile version