Para quem como eu já passou para o lado da Maçã e não pode abdicar do acesso aos PC’s que ainda vivem na empresa e no conforto do lar, a própria Microsoft ajudou na tarefa e criou o Remote Desktop Cliente para Mac OS.
Para os utilizadores que trocam do Windows para o Mac e que têm por algum motivo de se manterem ligados ao mundo Windows, além dos programas de virtualização como VMWare e Paralles, existe também a possibilidade de manter o velho computador a funcionar e comandá-lo a partir do conforto do Mac. Para quem pensa que isso pode ser algo muito complicado, desengane-se. É muito simples e é cortesia da Microsoft.O Remote Desktop Connection Client for Mac, permite-nos ligar o Mac a qualquer computador Windows desde que este tenha activo a permissão de controlo remoto.Para que tudo funcione é necessário saber os endereços IP das máquinas que queremos controlar, podendo efectuar ligações a quantas máquinas se desejar. Cada uma terá a sua ligação, com as diferentes definições que passo a descrever:
- Login: permite-nos definir o acesso à máquina que pretendemos controlar, com definição de Username e Password. Esta informação ficará registada no Keychain e não será necessário reintroduzir novamente.
- Display: de acordo com a máquina em questão e com a finalidade que queremos dar. Para além de várias resoluções disponíveis, podemos definir a execução em ecrã completo e em qual dos monitores queremos que a aplicação corra (caso estejam a utilizar dois monitores). No meu caso, o monitor do MacBook Pro assume por momentos aspecto de Windows XP. É possível também remover determinadas definições de aspecto para que a navegação seja mais rápida.
- Keyboard: sendo os teclados do Mac um pouco diferentes do Windows, também é possível a sua configuração para que não seja necessário andar à procura da tecla certa para determinada função.
- Sound: também o som pode ser transportado para o Mac, aliás esta foi a função que mais me surpreendeu, sobretudo quando ouvi o iniciar no Windows a sair das colunas do meu Mac. Claro que também é possível calar o sistema!
- Printers: também aqui reside uma das grandes vantagens deste sistema. Se pretendemos usar vários computadores, mas o resultado das nossas acções tem que sair bem ao nosso lado, podemos definir que se vai usar a impressora ligada ao Mac e não a que está ligada ao PC, a 100 metros de distância.
- Aplicações: para quem pretende dar acesso apenas a uma aplicação, como um programa de facturação, nada mais simples. O RDC abre apenas com acesso à aplicação definida e sempre que esta se fechar automaticamente é desligada a sessão no computador. Isto é sobretudo prático para limitar o acesso ao resto do Windows.
As aplicações podem ser várias, mas o certo é que, numa rede doméstica, esta aplicação é a melhor solução para controlar um computador Windows a partir de um Mac.