Tudo indica que finalmente a Apple irá introduzir a já famosa tecnologia de reconhecimento facial no iOS, segundo alguns vestígios encontrados recentemente na fase Beta do iOS5.
A Apple já usa esta tecnologia no seu iPhoto, para reconhecer e catalogar fotografias com base no reconhecimento facial, assim como no famoso PhotoBooth, onde para além de efeitos engraçados de distorção e manipulação de imagem, podemos também adicionar alguns efeitos que nos seguem, como os famosos pássaros em torno da nossa cabeça. Mas no iOS5 a Apple vai mais além!
No campo do iOS tudo indica que esta tecnologia poderá ir mais longe e ser usada não só na forma de entretenimento e organização, como também no reconhecimento do utilizador para que este não necessite de usar o código de segurança para aceder ao seu iPhone, assim como poderá ser usado para definir o perfil de diferentes utilizadores, deixando assim à disposição do mesmo as aplicações que mais usa, por exemplo.
Parte desta tecnologia e devidos API’s, já usados parcialmente, são fruto da compra que a Apple fez em 2010, sobre a empresa “Polar Rose”.
O iOS 5 não está de todo apresentado, muitas são as novidades que este poderá trazer nas quais a Apple assegura alto desempenho e qualidade de serviço.