As preocupações ambientais assumiram há alguns anos um peso importante dentro da Apple. Vários foram os compromissos tomados para tornar a empresa mais verde e assim ser mais amiga do ambiente.
Mas dentro deste processo, que já está em marcha, a Apple está a conseguir trazer para si vários milhões de dólares, simplesmente recuperando os metais que obtém da reciclagem dos equipamentos.
A publicação do Environmental Responsibility Report, referente ao ano fiscal de 2015, mostrou que a Apple está a apostar fortemente na reciclagem de materiais e na utilização de energias de origens mais limpas e sempre que possível, renováveis.
Mas este relatório mostrou também que ao optar por reciclar mais materiais a empresa está a conseguir trazer a si uma percentagem muito grande de materiais nobres, o que resulta num ganho monetário elevado, que surge de forma indirecta.
Em 2015 foram recuperadas perto de 28 mil toneladas de materiais de antigos equipamentos. Deste volume elevado a Apple conseguiu extrair perto de uma tonelada de ouro. Aos preços actuais, a empresa arrecadou cerca de 40 milhões de dólares só referente ao ouro obtido.
Mas existem mais metais nobres de onde a Apple conseguiu obter um retorno elevado. Os valores estão expressos abaixo:
- Cobre — 6,4 milhões de dólares
- Alumínio — 3,2 milhões de dólares
- Prata — 1,6 milhões de dólares
- Níquel — 160.426 dólares
- Zinco — 109.503 dólares
- Chumbo — 33.999 dólares
Ao todo o valor obtido da reciclagem destes metais ultrapassa os 50 milhões de dólares, um valor elevado e que de certeza ultrapassa o valor gasto neste processo de reciclagem.
O empenho da Apple na reciclagem é grande, tendo a empresa conseguido recuperar só este ano 70% do peso total dos equipamentos que vendeu há seta anos atrás.
A apresentação do Liam, o robot que trata da reciclagem do iPhone, foi um primeiro passo da empresa para conseguir ter uma presença mais forte nesta área.
Mesmo com os processos de reciclagem a ser uma preocupação natural da Apple, a empresa consegue ainda assim recuperar uma valor elevado do que tem investido ao longo dos anos.