Pplware

Quer usar o Office no iPad Pro? Prepare-se para ter de pagar!

A apresentação do novo tablet da Apple, o iPad Pro, veio prometer uma máquina de trabalho fenomenal, ao ponto de poder substituir um portátil em muitas situações.

Na Keynote em que foi conhecido, um dos focos foi dado à Microsoft e ao Office, mas afinal sabe-se agora que para se poder usar o Office 2016 no iPad Pro os utilizadores vão precisar de uma conta Office 365.

Havia a ideia de que o modelo de utilização do Office seguiria os mesmos moldes que é possível ter nos restantes dispositivos móveis em que esta suite está presente.

Sendo uma ferramenta essencial no iPad Pro era também esperado que a Microsoft marcasse uma posição e fizesse deste apenas mais um dispositivo onde o Office estaria disponível de forma gratuita.

Mas as regras da Microsoft são bem explicitas e não permitem que o Office corra de forma livre no iPad Pro, e tudo graças à dimensão do ecrã, que excede as 10 polegadas.

É esta a medida máxima que a Microsoft define para um dispositivo móveis, seja ele um tablet ou um smartphone. Como se sabe o iPad Pro excede este tamanho.

A indicação da Microsoft é clara e está bem explicada nas condições de utilização. Mas curiosamente é apenas explicita no que está nas regras da versão Android e Windows.

The free Microsoft Word app provides a core experience for viewing, creating and editing docs on devices with a screen size of 10.1 inches or smaller. You can unlock the full Word experience with an Office 365 subscription.

A versão para iOS destas regras é omissa no que é necessário caso o dispositivo tenha mais de 10.1 polegadas. Provavelmente será actualizada a tempo do lançamento da versão Pro do iPad.

Mesmo não tendo esta informação pública, a Microsoft já confirmou que este será o cenário que será usado no iPad Pro. Os utilizadores vão necessita de ter uma licença Office 365 para poderem usar todas as funcionalidades que as aplicações oferecem.

Caso não tenham essa licença é provável que possam apenas visualizar os documentos nos diferentes formatos, não os podendo editar.

Dados os planos que a Microsoft tem para a presença nas plataformas da concorrência é estranho esta posição. Sendo uma máquina que já cai fora do tradicional formato tablet, o iPad Pro continua a manter as características e as funcionalidades que se esperam de uma máquina dessas.

Não parece provável que a Microsoft mude de ideias até ao lançamento do iPad Pro, mas eventualmente poderá alterar as regras até esse dia chegar.

Exit mobile version