Uma das vantagens de muitos sistemas operativos é a capacidade que dão aos utilizadores de automatizar tarefas, sendo estas definidas através de programações simples.
O OSX tem presente essa capacidade através dos AppleScript, que podemos programar e usar a qualquer momento.
Algo que só disponibilizam no Mavericks é a capacidade de usarmos as notificações do próprio OSX, mas agora é possível ter esses alertas nas versões anteriores do OSX com o recurso ao Notifications Scripting.
Esta pequena aplicação, que corre sem interface, permite dotar o AppleScript da capacidade de usar o sistema de alertas que a Apple inaugurou no Mountain Lion, melhorando a forma como os vossos scripts podem comunicar convosco.
Para usarem o Notifications Scripting apenas precisam de o largar na pasta /Library/ScriptingAdditions/ e este fica de imediato pronto a ser usado nos vossos scripts.
A documentação que o Notifications Scripting tem disponível é completa e permite que em poucos minutos estejam a criar scripts que usem o sistema de Notificações do OSX para vos alertas para os eventos que entenderem.
Se necessitarem, a documentação fornecida contempla um exemplo simples e que podem ver para entendem como devem criar os vossos scripts e como integrar o Notifications Scripting nos mesmos.
De resto só precisam de continuar a programar os vossos scripts para automatizarem funções que querem que o vosso Mac faça e que ainda não foram transpostas para aplicações.
Com uma simples chamada e com os parâmetros certos, vão ver surgir as notificações que criaram, com recurso ao Notifications Scripting. Nada complicado e sem qualquer problema.
Basta seguirem a documentação existente no exemplo fornecido com o Notifications Scripting ou até no seu site para entenderem rapidamente a forma como o podem usar e até para melhorarem os vossos scripts Apple.
Usem o Notifications Scripting para melhorar o que os AppleScripts oferecem, assumindo uma maior integração entre o sistema operativo e os scripts que criam.