Os últimos dias têm sido preenchidos por notícias vindas da gigante de Cupertino, a Apple, sobre os mais variados temas. Desde o evento de abertura da WWDC 2012, no início da semana, que temos acompanhado de perto todas as novidades da Apple no que toca ao novíssimo iOS 6, ao prestes a chegar Mac OS X Mountain Lion e nova linha de Macbooks, os super portáteis da Apple.
Embora já tenhamos apresentado todas as novidades relativas ao novo Sistema Operativo móvel da Apple, que equipará iPhones (3GS e superior), iPod Touch (4ª geração) e iPads (2ª e 3ª geração), nem todos os equipamentos, bastante distintos no tempo, serão igualmente actualizados, ou seja, nem todos eles terão direito a receber a actualização com a totalidade das novidades do iOS6.
Mas quais são então as novidades que cada equipamento vai receber, e qual será a sua distribuição?
Já não é a primeira vez que isto acontece, e nem é só a Apple que o faz. Seja por incapacidade dos modelos mais antigos, seja por jogada de marketing, é usual as empresas não incluírem as mais recentes novidades em equipamentos mais antigos, ou pelo menos não a sua totalidade, fazendo-as exclusivas dos novos modelos.
E como muitos já se deram conta, é isso que acontece no iOS6. Embora a Apple planeie actualizar o iPhone 3GS com o iOS6, algo fantástico para quem possua este equipamento, visto ter sido já lançado há quase 4 anos, este não terá direito a ter todas as novidades que vimos na keynote do início desta semana.
Veja na tabela abaixo um resumo desta diferenciação que haverá nas actualizações dos diferentes equipamentos da Apple para o iOS 6:
Nota: Tabela actualizada com mais funcionalidades do iOS 6, inclusive as que o iPhone 3GS suporta.
Como se pode ver pela tabela, os únicos “totalistas” são os equipamentos mais recentes a serem lançados para o mercado, o iPhone 4S e iPad 3ª geração. Apenas quem possua um destes equipamentos conseguirá tirar partido da totalidade das novas características do iOS6.
Repare-se ainda que o iPhone 3GS não irá suportar nenhuma das novidades acima descritas. Quais serão então as vantagens na actualização deste modelo para o iOS 6? Bom, há pequenas outras melhorias e novidades, que não estas que mais se destacam, que estarão certamente presentes no iPhone 3GS. Por exemplo o ligeiro “redesign” que sofrerá o sistema, a App Store, a organização das definições, as cores do sistema (que se esperam que sejam alteradas de alguma forma). E claro, as correcções de bugs e actualizações de segurança.
Mas… Não seriam o iPhone 3GS e o iPhone 4 mais que capazes de suportar simples funções como navegação “Turn-by-Turn”, Lista de Leitura ou mail VIP?
Não há dúvida que é muito positivo a Apple actualizar um equipamento com 4 anos, aliás, é a única neste momento a fazer isso a um smartphone, mesmo tendo já 2 modelos mais recentes, com um 3º prestes a chegar. No entanto já era de esperar que este não suportasse a totalidade das novidades apresentadas para o iOS 6. Seja por incapacidade do hardware, seja pelo simples facto de a Apple não querer que o iPhone 3GS roube mercado aos outros dois modelos mais recentes, era sem dúvida de esperar que tal acontecesse.
Mas afinal, o que vale o iOS 6?
Tendo acabado de chegar, e ainda só em versão beta, o iOS 6 terá que mostrar ao mundo o que realmente vale.
O PPLWARE já o tem em mãos, já o está a testar intensivamente, e poderão esperar para breve um “Test Drive” ao futuro sistema operativo móvel da Apple, bem como mais pormenores acerca de outras novidades que o iOS 6 traz, a vantagem prática das novidades apresentadas, o que se ganha e o que se perde com as últimas mudanças (por exemplo o abandono dos mapas da Google), entre muitos outros pontos que serão abordados.
Fiquem até lá com algumas imagens do iOS 6 a correr no iPhone 4S:
E no iPad 3:
O que pensam os utilizadores de cada um dos equipamentos móveis da Apple destas diferenciações nas actualizações?