Vivemos hoje num período de crise econômica onde a taxa de desemprego atingiu recentemente o valor histórico de 15,9%. De acordo com o Eurostat, o valor continua a ser o terceiro mais elevado da União Europeia, afectando especialmente o segmento jovem.
Recentemte, o programa EURES – rede europeia de serviços de emprego que visa facilitar a mobilidade dos trabalhadores a nível transnacional e transfronteiriço, no âmbito do Espaço Económico Europeu (e Suíça) – uma área que integra actualmente 31 países, disponibilizou uma aplicação para iPhone e iPad que visa ajudar os utilizadores a encontrar um emprego no espaço europeu.
A rede EURES oferece serviços de informação, aconselhamento e apoio à colocação / recrutamento, promovendo o contacto entre candidatos a emprego e empregadores interessados em recrutar fora do país.
Em Portugal, a Rede EURES está integrada:
- no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., no Continente;
- no Instituto de Emprego da Madeira;
- na Direcção Regional para o Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, nos Açores;
com uma rede de 24 Conselheiros EURES, presentes nas várias regiões do país.
A aplicação disponibilizada para encontrar comodamente um emprego na Europa é gratuita e está apenas disponível para dispositivos da Apple (iPhone e iPad). Com a aplicação é possível encontrar ofertas de empregos nos vários centros de emprego espalhados pela União Europeia (e não só), e aceder rapidamente a informações sobre eventos de recrutamento.
A aplicação está disponível em 25 idiomas e em caso de esclarecimentos adicionais, esta permite que o utilizador entre rapidamente em contacto com um dos conselheiros da EURES.
Nesta rede europeia EURES, são quase um milhão os candidatos a emprego (979 454) e quase 30 mil as organizações registadas (29 067).