Por diversas vezes apresentámos aqui software que permite ver quais as ligações que têm activas no Windows e hoje chegou a vez de apresentar uma solução para o Mac OS X, que nos chega pelo Private Eye.
Este tipo de informação pode ser já obtido no Mac OS X através da utilização do Utilitário de rede que se encontrar nos Utilitários do Mac OS, mas a vantagem que o Private Eye tem é que para além de ter histórico dessa informação, permite que esses dados seja mostrados de forma continua e em tempo real.
Com uma interface muito simples de usar, o Private Eye permite que vejam de forma rápida quais as aplicações que estão a aceder à Internet e quais aquelas que estão a ser acedidas pela Internet.
O Private Eye fornece-vos informação com algum detalhe sobre cada uma das ligações que foram feitas de e para o vosso Mac. Desde a hora dessa ligação, o nome da aplicação que fez ou recebeu essa ligação e o destino ou origem dessa mesma ligação.
Tudo está dividido em três vistas, que permitem ver as ligações de forma global, as de entrada e as de saída. Ao seleccionarem uma dessas vistas, conseguem filtrar de forma simples as ligações que pretendem monitorizar ou verificar.
À medida que as aplicações vão povoando o Private Eye com as suas ligações, estas aparecem do lado esquerdo da sua interface. Basta que cliquem numa delas para aplicarem um filtro e verem apenas as ligações associadas a essa aplicação.
De notar que estes filtros não podem ser acumulado e ao seleccionarem um novo o anterior é removido.
Usem o Private Eye para terem uma noção exacta das ligações que a vossa máquina está a fazer ou a receber. A informação é apresentada de forma muito arrumada e de simples compreensão.
Basta olharem para o Private Eye e ficam logo com a ideia do que anda a passar de e para a rede do vosso Mac.