Pplware

Em breve será possível esconder as apps da Apple no iOS

A Apple sempre exerceu um controlo muito apertado sobre as aplicações que coloca de forma nativa no iOS e forma como estas podem ser controladas pelo utilizador. Desta forma dá destaque às suas aplicações, sem que exista necessidade de instalar novas, em alguns casos.

Mas tudo aponta para que em breve surja uma mudança e que, finalmente, possa ser possível aos utilizadores esconderem as que não querem ter visíveis.

A novidade não é ainda oficial e nem sequer a Apple começou a falar dela, mas existe uma forte probabilidade que uma das próximas versões do iOS tenha uma alteração que há muito é pedida pelos utilizadores.

Falamos da possibilidade de esconder as aplicações nativas do iOS que os utilizadores não usam e que, por isso, não precisam de estar presentes no ecrã principal. Desta forma liberta-se espaço e removem-se as apps que estão lá a mais.

A ideia da Apple para o iOS

O próprio Tim Cook já tinha dado algumas indicações sobre esta possibilidade surgir num futuro próxima, numa entrevista que deu em Setembro do ano passado.

There are some apps that are linked to something else on the iPhone. If they were to be removed they might cause issues elsewhere on the phone. There are other apps that aren’t like that.

Se até agora era apenas uma ideia, surge na metadata do iTunes uma nova indicação desta possibilidade surgir num futuro próximo. A presença de uma flag que aparentemente poderá permitir esconder aplicações mostra o que poderá ser o futuro.

É claro que estas duas flags (“isFirstParty” e “isFirstPartyHideableApp”) podem ser interpretadas de forma diferente, mas tudo aponta para que estejam mesmo a ser preparadas para dar ao iOS algumas novas funcionalidades.  

O futuro do iOS

Esta será uma das funcionalidades mais desejadas e a Apple poderá finalmente dar aos utilizadores esta capacidade, alargando o que já permite aos utilizadores empresariais e de ensino, bem como aos que usam a Apple TV. Espera-se que possa ser vista no iOS 10, que surgirá no próximo ano.

É uma mudança grande no modelo de gestão de aplicações da Apple e mais uma clara indicação de que a mudança no iOS está a acontecer, para melhor.

Exit mobile version