Pplware

Os pecados mortais do iPad

Foi a grande sensação deste mês de Janeiro. 2010 iniciou com a Apple a inovar… será?

Não tendo nada contra e limitando-me a observar factos, estranho vários aspectos neste computador de sofá. Não sei se por ser dos produtos com mais hype da Apple e por isso todos esperavam uma máquina de topo por um preço “justo”, o que é facto é parece que o iPad carece de features que hoje em dia são quase obrigatórias.

Vamos ver então quais são as tais falhas do iPad e o que faz dele um gadget visado fortemente pela critica mais apurada! Então valerá a pena comprar?


Esta opinião é muito pessoal e foi fortemente influenciada por tudo o que foi escrito sobre este gadget… pois ainda não tive a oportunidade de o testar.

Multitasking

Não sei se direi burrice ou esperteza. O facto é que o iPad corre uma aplicação de cada vez e pelo menos para já não há volta a dar. Pode sempre comprar e esperar que os futuros updates ao iPhone OS contemplem essa função!

Em termos de performance, este esquema já usado no iPhone, não compromete o desempenho, obrigando o utilizador a fechar uma aplicação para abrir outra, já não se usa mas…


Flash

Não faz sentido não contemplar este add-on, o mundo gira à volta do flash, principalmente ao nível da multimédia. A Adobe já mostrou interesse em trazer o Flash para o iPhone (pelo CS5) e saiu uma noticia a afirmar que isso estará disponível também no iPad (assim esperamos). Na minha opinião é fortemente penalizador para os utilizadores do iPad não ter em modo nativo flash incorporado, principalmente pelo preço que pagam pelo equipamento!!! Mas vá passando para o próximo pecado.

Câmara

Que fosse atrás ou à frente, isso acho que traria sempre vantagens e desvantagens. Mas o que é verdade é que eu gostava de estar no sofá no skype (ou algo do género) com um iPad. MAS e este é mesmo um grande mas, surgiu uma foto do demo do iPad em que aparece num menu a opção “Take Photo”!?!?!. Fica a incógnita.


Widescreen

Sem querer ser sarcástico, classifico como uma pecado capital e anedótico! Numa altura em que vemos a maioria dos dispositivos em 16:9 e 16:10, pois o tempo dos ecrãs (quase) quadrados terminou, a Apple lança um produto inovador sem ser widescreen? Nada bom… Mesmo nada bom.

Liberdade

Eu gostava de ter. Gosta de ligar uma flash drive e ver o que tenho lá dentro, quem hoje em dia não utiliza estes pequeno discos de bolso para trazer trabalho lazer e afins de um lado para o outro? É fortemente preocupante a forma como a Apple castiga os seus clientes ao privar os mesmos destes pequeno doces informáticos. Depois há a questão de estarmos prisioneiros da Apple Store, iTunes Stores e agora iBookstore… prisioneiros dentro do próprio computador!

Compacto

O iPad é tão lindo, tão compacto. Então venham daí os acessórios! fico com algo cheio de cabos e adaptadores só porque o iPad é compacto. Faltam alternativas inovadores… então onde está a faceta vanguardista da Apple?


Ergonomia

“Deixa lá por isto em cima da mesa para pegar no meu iWork e trabalhar em condições. Mau!!!! Isto tá sempre a dançar em cima da mesa!” Aquilo numa mesa deve parecer um berço de um lado para o outro. Além disso, segundo alguns sites, o teclado é… horrível. Apenas as teclas do meio estão bem posicionadas. Não sei se já perguntei mas… a inovação ficou onde Steve?

3G

Se não repensarem a versão europeia esqueçam o 3G meus amigos. É que a versão 3G do iPad vem com uma entrada para cartões microSIM. Vejam o cartão do vosso telemóvel. Agora imaginem um mais pequeno. Nunca viu nenhum? É normal. Provavelmente nunca vai ver.

Segregação? O mundo são os Estados Unidos e o resto é paisagem? Espero que não… francamente não se espera isso da.. Apple!


Livros

Vamos a eles, se quiserem ler tudo em inglês, é que o iBookstore vai ser um exclusivo EUA no início. Como se isso fizesse diferença não é?

Também tenho uma palavra para o teclado físico:


Landscape mode

Esqueçam! É que o teclado é ligado à única saída do iPad, que fica por baixo e obriga o iPad a estar na vertical.

Acho que para já e sem ter posto as mãos num é só isto que vos tenho a dizer. Gostava de tocar num a sério para ver como é mesmo mesmo tudo. Esperem!

Para terminar de forma pensativa, deixo esta frase para reflectirem.

Não vale a pena gastar o que pedem por ele, mesmo eu sendo um admirador da Apple entendo que caiu muito na qualidade que nos habituou. esta marketing funcionou (porque foi novidade) aquando da saída do iPhone, agora está gasto e é de certa forma um insulto para quem se dedica à marca.

Artigos relacionados:
Exit mobile version