Para além de ter tomado a decisão de abandonar o seu motor de preferência e adoptado o Blink, lançaram agora uma novidade dedicada ao iPad.
A apresentação do Coast, um browser dedicado exclusivamente ao iPad foi hoje, e este browser está já disponível para todos.
Este novo browser é, segundo a Opera, o que o browser do iPad deveria ser. Altera por completo a forma como usamos um browser, e deixamos de nos concentrar em separadores com conteúdo para se centrarmos numa página inicial onde encontramos todos os nossos sites favoritos.
É nesta porta de entrada que podemos aceder ou aos nossos sites que normalmente visitamos, ou à pesquisa desses mesmos conteúdos.
Toda a interface foi construída de raiz a pensar na utilização de movimentos e do deslizar para acedermos aos conteúdos.
Por não ter separadores, cada página é por si só um separador especial, que está aberto e que podemos aceder de forma rápida. Estes separadores, mesmo estando em segundo plano, estão constantemente a actualizar-se e a aguardar que voltemos a eles.
O acesso a estas páginas lembra a gestão de aplicações, onde acedemos com o carregar num dos dois botões presentes no Coast. Estas páginas são mostradas na forma de itens a que acedemos e onde navegamos, para chegar à página pretendida.
Curiosa é a forma que podemos usar para fechar uma página. Basta que a arrastemos para o topo do browser e esta é eliminada, numa forma única e peculiar.
Sempre que voltamos à página de arranque do Coast, temos presente os ícones das páginas que estamos a visitar. Desta forma podemos movê-las e arrumá-las da forma que pretendermos, para posterior utilização.
O Coast já vem com alguns sites configurados, mas que podem ser eliminados ou rearrumados para maior facilidade de utilização, em conjunto com os que adicionarmos.
Porque a Opera se preocupa com a segurança dos utilizadores, podemos aceder, para cada site, a informação sobre a confiança e segurança de cada um dos sites que temos abertos.
E como hoje em dia não podemos passar sem as redes sociais, cada uma das páginas pode ser partilhada nas redes sociais mais conhecidas, bem como enviá-las por email ou até imprimi-la.
Este não é o primeiro browser que a Opera cria para as plataformas móveis, mas é o primeiro dedicado ao iPad e a esta forma curiosa de navegar pelos conteúdos.
As mudanças estão a continuar a surgir, e a Opera mostra que terá sempre uma palavra a dizer sobre inovação e novas funcionalidades. Depois de seguirem o caminho do Blink no browser para Desktop, é agora mostrado o Coast, um browser perfeitamente funcional e irá mostrar os caminhos a seguir para estas plataformas móveis.