Como não é tão simples quanto parece encontrar os locais os o amontoado de “coisas” guardadas, é inevitável de quando em vez recorrermos a uma aplicação do tipo OmniDiskSweeper.
O OmniDiskSweeper é uma boa escolha para detectar a taxa da ocupação dos discos rígidos, sejam estes locais, externos ou acessíveis via rede.
Este é talhado para o sistema operativo da Apple e ajuda a determinar qual a informação que está a ocupar o disco, a quantidade e onde está guardado.
Esta aplicação é simples e começa por mostrar o que temos para guardar dados, no meu caso até a TimeCapsule foi identificada. Existe uma série de informações relevantes para filtrar por exemplo os ficheiros de grande porte.
O nosso leitor Ppietra já em tempos a tinha sugerido, tanto pela sua usabilidade como pela sua rapidez na verificação minuciosa à estrutura do disco para calcular o tamanho dos ficheiros guardados dentro de pastas e sub-pastas. Estes resultados são guardados na RAM para poder consultar os mesmo sem que isso prejudique o desempenho da sua máquina. Depois é uma questão de ir detectando e limpando.
Depois de identificar o que quer apagar, a aplicação ainda o avisa, para se certificar do que quer fazer e caso seja um ficheiro de sistema será imediatamente alertado.
Em tempo pascal, por norma relacionado com as atarefadas limpezas sazonais, esta parece-me uma boa recomendação.
Artigos relacionados: