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O meu Macbook avariou! E agora?

Não havendo em Portugal lojas físicas Apple, o cliente que possui equipamentos da empresa da maçã ficam um pouco desprotegidos em termos de suporte oficial. Os call centers da Apple por vezes não mostram uma proximidade ao problema dos consumidores e não há uma “cara” que receba o seu Macbook com problemas.

A resposta, caso um equipamento avarie, são as lojas “credenciadas” para suporte Apple. Essas são as que existem em quase todas as cidades e que têm sempre alguém para nos resolver o problema.

Há alternativas para reparar o meu Mac se este avariar?

Cada vez mais há empresas que se dedicam a estes produtos e que resolvem os mais diversos problemas. O cliente Apple é exigente e sabe que pode pagar mais pela qualidade do atendimento.

As boas lojas credenciadas pela Apple providenciam esse suporte (as boas, porque também há muitas que estão aquém da qualidade exigida). Além destas, há empresas com profissionais com muito mais horas de dedicação e conhecimentos, embora sejam lojas sem a placa na porta a dizer “Reparador Oficial”.

Cuidado com o problema que afecta o seu Macbook:

Este alerta vem na sequência da existência de pessoas que têm computadores e não sabem que a Apple tem programas de qualidade que, mesmo depois dos dois anos de garantia, ainda dão cobertura a determinado problema que aconteça. Isto porque, se a Apple detectar que houve um problema de fabrico, essa máquina fica coberta com um destes Programas de Qualidade e, nessa altura, o utilizador poderá ver o seu problema resolvido gratuitamente. Mas só as boas lojas o podem ajudar, mesmo não sendo “reparadores oficiais”.

 

Se não houver garantia, na avaria temos mesmo de substituir tudo?

Esta é uma daquelas dúvidas que tem muito impacto no bolso dos proprietários dos equipamentos. O mais fácil é o “troca-se tudo”. A prática comum das reparações nos Macbooks é tirar tudo e meter novo. Isto porque, no caso de grande parte dos problema, a segurança é maior quando se coloca um produto de hardware novo. Mas nem sempre o consumidor está disposto a pagar um absurdo quando a reparação de uma parte da placa custaria um décimo do valor pedido pelos “reparadores oficiais”.

Vamos imaginar que tem a placa gráfica do seu Macbook avariada. Será que tem de comprar a board completa só porque a gráfica vem “soldada” na placa principal do computador?

Não. Isto é, se for a uma loja que saiba resolver a situação e lhe dê garantia do trabalho, então poderá poupar muito dinheiro. É aqui que a qualidade dos técnicos vem ao de cima, pois há técnicas que somente alguns sabem lidar.

 

O que é Reballing?

O reballing consiste em remover um chip da motherboard para reparação ou substituição e aplicar o mesmo ou um novo voltando a soltar o componente à placa aplicando uma nova solda recolocando o chip no seu local de origem.

Esta tarefa não é simples e é demorada, por isso, vários fabricantes preferem substituir toda a board a fazer este processo, também um processo destes mal executado põe em causa o desempenho do dispositivo.

Para executar este trabalho, é necessário expor o chip a uma temperatura de 230 graus Celsius e remover de imediato para que a solda não volte a solidificar, é um processo que exige alguma precisão e atenção na execução, pois o processo de aquecimento não pode ultrapassar os 230 graus.

Terminado este processo, há o de limpeza para remover a solda antiga que se encontra quer no chip removido quer na board. Depois aplica-se uma solda nova no chip.

Para voltar a recolocar o novo chip ou o chip reparador no seu lugar, este é alinhado com a placa e as soldas são fundidas. Depois as soldas deverão ser inspeccionadas para garantir que estão bem fundidas sem defeitos para que não estalem com o aquecimento futuro do normal funcionamento da placa.

No caso da iLoja, que faz este processo, a substituição de uma placa gráfica ou de outro componente acabam por ser actos mais barato que o normal quando um cliente coloca um Macbook, por exemplo, num agente Apple. Deste modo, efectuar a reparação do seu Macbook acaba por ser algo que lhe evitará despesas astronómicas.

 

E se o meu ecrã partir, tenho de substituir “tudo”?

Também não e, mais uma vez, tem de ser um caso analisado aos olhos de quem não quer vender “tudo”.

Com a introdução dos modelos Unibody MacBook e MacBook Pro, a Apple mudou o design do ecrã. Agora, há um painel de vidro, que é colocado por cima do LCD. A boa notícia é que em grande parte das vezes, nas quedas ou quando as pessoas fecham a tampa com objectos em cima do teclado, o que parte é o painel de vidro e, assim, é possível substituir apenas o vidro sem gastar muito dinheiro. Se for numa loja de reparação oficial Apple, conta com um valor absurdo pois vão querer trocar tudo.

 

Parti uma tecla do meu teclado, é possível só comprar uma tecla?

Se tiver sorte com quem encontrar pela frente nas “lojas de reparação oficial”, é. Mas muito provavelmente poderão tentar impingir um teclado completo. É mais um caso que deverá ter atenção, pois aqui estará a diferença de pagar meia dúzia de euros ou várias dezenas.

Em resumo…

Leva as mãos à cabeça e pensa “o meu Macbook avariou”, calma! É muito importante entregar o seu Mac numa loja que lhe dê garantias de qualidade. Uma loja onde saibam, acima de tudo, o que estão a fazer e que possam ir ao encontro da reparação certa e não remover o recheio e voltar a preencher, passando os custos dessa acção para o proprietário quando, por um décimo do valor, em muitos casos, a reparação já era perfeitamente possível.

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