Às portas de mais um evento de apresentação de novidades Apple, chega-nos uma amostra fantástica do que a Apple projectava, nos inícios dos anos 80, para o futuro da tecnologia, do mundo da computação e dos dispositivos móveis mais intimistas do ser humano.
São algumas peças de design não da Apple, não de dentro dos quadros da Apple, mas sim de um criador que elaborava estas ideias para a marca de Cupertino. Estamos a falar do futuro imaginado pela Apple mas com a criatividade de Hartmut Esslinger.
Este artigo do The Verge é claramente um tributo ao que no passado a Apple acreditava, ao desenvolvimento muito para lá do funcional. Estamos a falar no foco da Apple, do que está na génese, é o design que assume o um dos factores-chave para os seus produtos se evidenciarem no mundo.
Como podemos ver na galeria seguinte, o mestre da inovação que fundou a empresa Frog Design Inc., Hartmut Esslinger, criou algo que não vem de dentro da Apple, são para ele os créditos da criação de modelos icónicos, da linguagem de design intitulada “Snow White”, que marcou os computadores Apple dos anos 80. Era um um estilo que mostrava as máquinas todas brancas, linhas a todo o comprimento do computador, dando a impressão que os equipamentos são mais pequenos do que a realidade, e os cantos arredondados.
Quem foi Hartmut Esslinger, no mundo Apple?
In 1982 he entered into an exclusive $2,000,000 per year contract with Apple Computer to create a design strategy which transformed Apple from a “Silicon Valley Start-Up” into a global brand. Setting up shop in California for the first time, Esslinger and Frogdesign created the “Snow White design language” which was applied to all Apple product lines from 1984 to 1990, commencing with the Apple IIc and including the Macintosh computer
Há um dado curioso, Esslinger refere mesmo no seu livro que o conceito de simplicidade partiu dele, foi ele quem ensinou a Steve Jobs este conceito, alias, conceito que até hoje marca os produtos da Apple que por sua vez são quem mais marca o mercado da tecnologia.
Muitas imagens e protótipos podem ser vistos no livro lançado por Hartmut Esslinger, existem imagens bem bizarras e ideias que, para a altura, poderiam ser bizarras, mas que fazem escola actualmente.
Jobs, após sair da Apple, volta anos mais tarde e segue estas linhas, outras, como podemos ver, ainda são hoje actualidade, mas não nos podemos esquecer que estes rascunhos fazem parte de ideias projectadas por Hartmut Esslinger quando estava ligado à Apple.
Vejam a galeria de imagens que marcaram o mundo: