Pplware

Surgiu um novo bug no iOS 9.3, agora é um problema com a Siri

As actualizações do iOS, por norma pretendem corrigir as falhas deste sistema operativo. São pequenas melhorias que eliminam problemas e outros bugs. Aconteceu isso na última versão lançada, em que a Apple corrigiu um bug surgido no acesso aos links no iOS.

Mas esta correcção, que iria revolver de forma permanente os problemas do iOS, acabou por trazer uma nova falha. Agora o problema está relacionado com o Siri e com a possibilidade de desbloquear um iPhone com uma simples pesquisa no Twitter.

O Siri é o elemento que mais problemas de segurança tem trazido ao iOS. Com este assistente pessoal disponível directamente no ecrã de bloqueio do iOS, surgem frequentemente falhas que o conseguem contornar, de forma mais ou menos simples.

Uma nova falha foi agora apresentada, vinda de um bem conhecido canal do YouTube, Videosdebarraquito, que descobriu uma forma de aceder aos contactos e às imagens armazenadas no iPhone ou no iPad.

Para ser explorada esta falha, o utilizador apenas necessita de pesquisar no Siri por um endereço de email ou uma conta que o tenha exposto. Daí basta usar o 3D Touch para fazer surgir o menu adicional e escolher para adicionar um novo contacto.

Daqui para a frente e na zona de contactos do iOS, o atacante pode simplesmente aceder a todos os dados que estejam lá armazenados, podendo alterá-los, adicionar novos ou simplesmente eliminá-los.

Claro que pode também aceder facilmente às imagens que estiverem armazenadas no iOS, bastando para isso escolher a opção de associar uma imagem nova a um contacto. Esta opção mostra as imagens guardadas.

Alguns utilizadores que já testaram esta falha tiveram alguma resistência inicial, com o Siri a pedir a introdução do código de desbloqueio. Mas ao fim de algumas tentativas o iOS acabou por deixar de lado esta medida de segurança e permitiu a pesquisa no Twitter e o acesso aos dados.

Importa notar que apesar desta ser uma falha que está no iOS 9.3.1, apenas pode ser explorada no iPhone 6s e no iPhone 6s Plus. A razão está no 3D Touch e na sua presença apenas nestes dois novos modelos.

Esta será mais uma falha que a Apple deverá corrigir numa próxima actualização, que mais uma vez irá tratar de uma falha do iOS. Esta versão em particular tem estado a ser alvo de um número invulgar de falhas, que a Apple tem prontamente corrigido.

Exit mobile version