É já hoje que tem início a edição de 2017 da WWDC, a conferência anual da Apple dedicada aos programadores e ao software. Os rumores sobre as novidades que a empresa de Cupertino irá apresentar têm-se intensificado, mas nada de certezas!
Antes de ter início a WWDC, o Pplware apresenta-lhe o resumo “provável” das novidades, para que possa prever o que aí vem.
Hoje, pelas 18:00, terá início a Worldwide Developers Conference da Apple, onde a marca colocará em palco as novidades que tem preparadas, principalmente a nível do software, embora também se esperam novidades no campo do hardware.
As novidades de software da WWDC 2017
A WWDC tem o seu foco principal no software e nos sistemas operativos da Apple e este ano não deverá ser diferente. Prometida está a futura versão do iOS, o iOS 11, onde a Apple irá reforçar a presença da Siri, dando-lhe uma maior inteligência, fruto da integração das várias tecnologias que a Apple tem comprado ao longo dos últimos meses. Espera-se ainda uma mudança geral na imagem do iOS.
Além da apresentação do iOS 11, espera-se também, como tem acontecido nos anos anteriores, que a Apple levante o véu do novo macOS. A versão 10.13 deverá concentrar-se no novo sistema de ficheiros – APFS, em melhorias na Siri e na continuidade da integração entre este sistema e o iOS.
Por fim espera-se que surjam novidades no Watch OS e no TV OS, mas sem que se conheçam em pormenor que novas funcionalidades irão surgir.
O hardware novo que poderá ser apresentado
Para além do software, a Apple deverá mostrar na WWDC algumas novidades no campo do hardware. A que mais força tem conseguido é a da chegada de um novo iPad Pro, de 10,5 polegadas. Este novo iPad substituirá o iPad Pro de 9,7 polegadas, mas mantendo as mesmas dimensões. Isto será conseguido com um ecrã maior e com a diminuição da moldura.
Há também fortes probabilidades que a Apple faça uma pequena remodelação às suas linha de portáteis, com a atualização destes para componentes mais modernos e que agora chegaram ao mercado.
Tanto o MacBook Pro, o MacBook e o MacBook Air deverão ser atualizados para os mais recentes processadores Intel, não se esperando mudanças na estética destes modelos.
Uma última surpresa para a WWDC 2017
Por fim, e este mesmo apenas no campo da especulação, fala-se que a Apple deverá apresentar o tantas vezes falado altifalante Siri. Será a resposta da marca à Alexa e ao Google Home.
Este marcará também a abertura da Siri à integração com apps de terceiros e até, quem sabe, a outro hardware, para que este possa ser controlado com a voz.
É às 18:00 que Tim Cook subirá ao palco do McEnery Convention Center em San Jose, Califórnia. Dai em diante as novidades vão surgir em catadupa, como é normal.
O Pplware irá acompanhar este evento em direto e dar-lhe a conhecer todas as novidades à medida que estas forem sendo apresentadas.