A NDrive disponibilizou ao PPLWARE a sua aplicação de navegação por GPS para Portugal. Fizemos testes exaustivos, para que nada fosse deixado ao acaso.
A NDrive é uma empresa dedicada aos mercados GIS (Geographic information system) e mobilidade onde mantém a sua presença em mais de 40 países. A tecnologia NDrive é verdadeiramente multi-plataforma, correndo em iPhone, Android, Windows Mobile e Symbian. Interage com mapas de diferentes players e coloca à disposição características avançadas, como bases de dados dinâmicas, para o utilizador final.
O teste de estrado ao NDrive foi feito sempre com comparação de um outro equipamento GPS. Obtivemos vários dados que nos permite hoje, deixar uma análise concisa e acima de tudo, fiel ao que o consumidor irá encontrar ao adquiri a aplicação para iPhone.
A analise realizada teve como base os seguintes tópicos:
- Instalação
- Preço
- Aspecto do interface
- Usabilidade do interface
- Sincronização com Satélites
- Facilidade de introdução de destinos
- Precisão de Navegação
- Conclusão
Instalação
A instalação “normal” faz-se através da APP Stores da Apple e facilmente o software é descarregada no iPhone. São 250 MB que o iTunes terá de retirar da Internet e fazer passar para o iPhone.
Como o nosso voucher foi oferecido e somente na APP Store dos Estados Unidos poderíamos descarregar com esse código promocional, tivemos de abrir uma conta da App Store Americana, conforme mostramos aqui o procedimento:
Feito isto foi esperar e utilizar a aplicação na versão 10.
Preço
A NDrive está a cobrar 29.99 euros pela aplicação para Portugal. É um preço bastante em conta, face aos seus concorrentes existentes também para iPhone. Mesmo em relação a outros dispositivos, este preço confere uma actualização permanente da versão, sem que seja cobrado mais por isso.
Aspecto do interface
O interface é agradável e simples de entender. Os menus avançados não têm ainda o look and feel Apple, é uma verdade, mas certamente com a evolução da aplicação dentro do iPhone, a NDrive irá aperfeiçoar o modo de disponibilizar botões desenhados para o toque do dedo. Os actuais, são exíguos e com o carro em movimento é totalmente desaconselhável a sua utilização.
Pontos chave:
- Motor gráfico de adaptação dinâmica – 10 quadros por segundo = Experiência de navegação sem “saltos” e fluida como um vídeo.
- Controlo de rotação, inclinação e deslocação do mapa durante e fora da navegação.
- Modelos 3D de Pontos de Interesse (PDI), como monumentos e outros marcos importantes – Landmarks.
- Zoom sem limitações durante e fora da navegação.
- Visualização de ruas pedonais, rotas de ferries e comboios.
- Visualização de diferentes tipos de terreno (urbano, zonas verdes, rios e mar).
- Diferentes esquemas de cores disponíveis.
Existem várias opções que poderá optimizar para que o serviço seja o mais próximo e mais exacto possível, tendo em conta as necessidades do utilizador, como por exemplo: os esquemas de cores, o tipo de informação prestada, entre outros aspectos.
Usabilidade do interface
Este ponto, como foi referido em cima, peca principalmente nas opções de fino ajuste, dentro das Configurações.
Teclado
O teclado disponível é maior que o teclado nativo do iPhone e pode ser utilizado na versão ABCD ou no mais usual modelo QWERTY. Claro que cada utilizador poderá adoptar o que mais lhe facilitar a introdução de caracteres, os utilizadores de telemóveis preferirão certamente a forma ABCD, então os utilizadores dos modernos smartphones quererão um aspecto mais teclado de computador em modelo QWERTY. Eu deixava uma sugestão para que numa versão futura se possa usar o do iPhone, pois tem uma sensibilidade mais apurada.
Botões
O ecrã dos botões, para as opções, são de fácil acesso, podendo ser “deslizados” como um qualquer menu do iPhone. Logo essa função permite que seja amigável a manipulação dos vários serviços dentro do software GPS.
Os botões de escolha estão ainda “feios” tendo em conta o resto do interface gráfico. Funcionam ao toque de forma fiel mas perde um pouco a graciosidade da aparência de um produto desenhado para um iPhone.
Sincronização com Satélites
É rápida a sincronização. Em pouco mais de 10 segundos temos o avisos sonoro que temos o software sincronizado com os satélites. Nos dias nublados também não se percebe algum atraso a sincronizar. Este ponto é extremamente importante face à concorrência que por norma demora um pouco mais.
Em determinadas alturas, ocorreu um estranho caso de perda ou de confusão no sinal de posicionamento e o software inexplicavelmente entrou em desacerto. É uma situação recorrente e passou-se no meio de uma auto-estrada já com vários anos e que estava indicada no mapa mas o software fazia questão se apontar o itinerário numa pretensa estrada sempre em paralelo ao que estava a acontecer. Mais tarde, em pleno percurso na auto-estrada dá a informação que deve inverter a direcção logo que possível.
Minutos depois, tudo volta ao normal sem que nada faça apontar para a falta de recepção de sinal dos satélites. Há aqui algum trabalho ainda a fazer.
Facilidade de introdução de destinos
Pesquisa
A pesquisa é excelente e bastante rápida em termos de apresentação de exemplos em tempo real. Depois de adaptarmos o teclado ao nosso gosto, digitamos a localidade e os restantes pedidos e o software leva-nos mesmo à porta.
Pontos de Interesse
O software é rico em Pontos de Interesse (PDI) onde poderá ter uma leque detalhado de informações sobre restaurantes, hotéis, monumentos, hospitais, estações de serviço, farmácias, estabelecimentos comerciais e muitos outros pontos pesquisáveis ao redor da nossa localização.
Os pontos de interesse ou “PDI” fornecem muita informação útil: como o nome, a morada, o telefone e a actividade que pertencem. Com um toque no mapa, selecciona o PDI e aparecerá uma etiqueta com o nome. Muitos disponibilizam a fotografia (até mesmo a sua imagem em 3D), endereço web, endereço do correio electrónico, a descrição do estabelecimento, preçários, entre outra mais detalhada informação.
Em casos mais específicos, depois de encontrar o ponto de interesse que procura, poderá clicar no botão azul com a letra i. Então poderá fazer uma chamada, poderá navegar directamente para esse ponto ou poderá abrir página web se este estiver disponível.
Precisão de Navegação
A navegação é satisfatoriamente exacta, dando indicações gráficas e de voz, de forma clara e audível, com antecedência de mil metros e depois vai actualizando à medida que nos aproximamos do momento de viragem ou de continuação na nossa via. Ainda não é tão preciso como marcas lideres neste segmento de mercado, mas não deixa ninguém “às escuras” quando estão em trabalho de orientação.
É ainda um pouco lento a resolver novos trajectos quando nos enganamos ou quando não seguimos pelas indicações fornecidas, ficando alguns segundos sem uma reacção de calculo de novo trajecto, podendo por vezes levar o condutor a cometer enganos até a aplicação ter de novo um trajecto fidedigno. Há também aqui algum trabalho necessário, se bem que as últimas versões já afinaram mas não resolveram.
Informações de Trânsito
É uma excelente ferramenta gratuita com um leque der alternativas fundamentais. Será certamente um trunfo estar esta aplicação instalada num equipamento com Internet e GSM. De forma rápida o trânsito é actualizado e mostrado no ecrã.
Conclusão
Há ainda muitas outras pequenas funções que poderiam ser referidas. No entanto são genéricas (idioma, luz, ecrãs nocturnos, volume, esquema de cores, lista de favoritos, lista de últimos locais visitados, registo de trajectos, resumo de viagem, vídeos demonstrativos, alarmes de velocidade, indicadores de intensidade de sinal, etc.) e podem ser alinhavadas assim por alto. Como o iPhone tem a opção de transmitir música, poderá utilizar o modo iPod sem que seja desligada a navegação.
A cada nova actualização, a NDrive corrige e melhora este software, isso dá uma confiança acrescida e valoriza a aquisição feita para navegação GPS. Existem erros que devem ser corrigidos, principalmente a desorientação que este sofre e que nos dá informações erradas de navegação (já referido em cima).
Este software apenas poderá ser instalado nos modelos equipados com GPS. Serão eles o iPhone 3G e iPhone 3GS.