Pplware

Navigon para iPhone – GPS Alemão em solo Luso

O crescente mercado dos smartphones, está a impelir outros produtos para os bons resultados de vendas, graças às sinergias criadas entre o hardware disponibilizado e o software útil e necessário à actividade profissional e lúdica da sociedade moderna. Não é de estranhar que as empresas que se dedicam ao desenvolvimento de software (e hardware) para GPS, estejam em franco crescimento.

Com os excelentes resultados conseguidos no Teste de Estrada que fizemos a outro produto deste segmento para iPhone, foi-nos disponibilizado pela Navigon, a mais recente versão do seu produto para iPhone. Não fizemos por menos, metemos-nos dentro do carro lá fomos do interior ao litoral correndo a costa de norte ao sul do país.

Usamos o mesmo método de análise deste software que havíamos usado anteriormente com o NDrive.

Obtivemos algumas surpresas e acima de tudo, ficamos com a certeza que estava ali um produto de excelente qualidade para Global Positioning System. Mas será que cumpre nas estradas de Portugal?



A análise realizada teve como base os seguintes tópicos:

Instalação

A instalação, como foi uma versão de testes, embora completissima, foi disponibilizada pelo FTP da Navigon, empresa que solicitou o UDID do meu iPhone para associar esta app e a respectiva licença de utilização a este iPhone 3GS em causa.

É um software grande, mais de 1GB de dados que temos de descarregar e isso via FTP levou algum tempo, não muito. Depois, a instalação no equipamento foi rápida e procedeu-se pelo iTunes. Estamos perante uma versão muito recente, pois foram recém actualizadas as definições para serem suportadas pelo iOS4 e iPhone 4. A versão que testamos foi a mais recente.

Preço

O preço de 69,99€, para esta versão que testamos, do NAVIGON MobileNavigator Iberia, está equilibrado. Não é um software barato, mas pela qualidade de mapas que oferece, os mapas da NavTeq e uma vasta tecnologia 3D com pormenores soberbos, poderá ser considerado um preço justo.

Esta versão testada, incluiu mapas de Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar.



Foi-nos também disponibilizada a opção Panorama View 3D (pois trata-se de um extra que pode ser comprado), que mostra um enquadramento fabuloso da área por onde vamos a viajar. Infelizmente não foi possível usar este recurso, pois as imagens ficavam com arrasto sendo impossível no iPhone 3GS vislumbrar essas mesmas imagens.

Deixo no entanto alguns bons pormenores da versão em 3D que utilizamos:



Obviamente que para uma utilização esporádica, este preço pode ser considerado exagerado, nesse caso sugiro que pense e que avalie, o custo benefício desta aplicação.

Aspecto da interface

A interface é muito cuidada. Tivemos oportunidade de ler várias análises a versões anteriores a esta que experimentámos e reparámos que o aspecto gráfico deu um salto considerável, desde há um ano para cá. Ganhou um look & feel necessário para a aceitação dos utilizadores do mundo Apple. Está mais directo e com indicações precisas para navegarmos por entre os muitos locais de funções e opções do Navigon.



Pontos chave:



Usabilidade da interface

O Navigon, na minha opinião, ombreia com a concorrência em termos da interface, facilidade de acesso às opções e simplicidade de apresentação dos diversos menus por dentro das opções. O seu aspecto negro com negativo a cinza claro, permite uma compreensão e percepção rápida das opções disponíveis para o utilizador escolher ou personalizar.



Teclado

Este produto recorre ao teclado QWERTY do iOS. O teclado nativo dos sistemas operativos do iPhone (entre outros dispositivos móveis Apple) tem características desenhadas para facilitar o digitar, aliás foi um teclado já “acarinhado” por outras marcas, vendo neste método uma das formas mais ágeis de introduzir dados num espaço tão exíguo.



Modo Voice Over

O que é o Voice Over?

Este recurso verdadeiramente extraordinário, que a Apple inseriu nos seus dispositivos, permite a pessoas com problemas visuais, navegar por dentro do iPhone e receber em áudio tudo por onde os seus dedos vão deslizando.

Este recurso dá uma liberdade francamente impressionante a quem depende do tacto e da audição para poder interagir com o mundo. O Navigon, ao contrário de alguns software que não respeitam as normas que a Apple impõe, respeita e permite que pessoas com problemas visuais possam usufruir do Navigon, recebendo toda a informação disponível e deixando que o sistema interaja com o recurso para que sejam transmitidas as informações necessárias. É um ponto muito favorável a este software de GPS.

Botões

Os botões são simples, poucos são os menus que recorrem a botões tridimensionais, sendo quase tudo links para os serviços ou opções. Esta forma está bastante bem conseguida pois ajusta-se perfeitamente ao dedo e ao toque. Usa slides de ligar desligar nativos do sistema operativo e utiliza contraste negro com cinza para facilitar a utilização e a escolha em lista.



Os menus são apresentados em caixas de cor cinza quando em lista e com um ícone quando em menu. Com o carro em andamento é fácil escolher um ponto de interesse ou mesmo um serviço de emergência, pois são grandes, directos e explicados os menus disponibilizados.



Sincronização com Satélites

A sincronização com céu limpo é muito rápida. Dois a três segundo e estamos a ouvir um som a informar que estão sincronizados os satélites e que podemos dar início à nossa rota. O iPhone tem um excelente sistema de recepção de GPS que recorre à tecnologia A-GPS ou GPS Assistido. Isso garante uma rápido sincronismo.

Num dia nublado poderá demorar um segundo a mais, mas nada extremo quando comparado com os sistemas convencionais e dedicados.



Tal como na análise ao NDrive me havia acontecido e que até hoje já me aconteceu em todos, estes dispositivos perdem momentaneamente o sinal rádio enviado pelos satélites e ficam uns segundos desorientados. Tentei saber as razões e falaram-me de várias causa, uma delas e a que mais me convenceu foi a que em determinados locais existem interferências que dispersam o sinal e os receptores, os nossos GPS, ficam “confusos”, pois recebem sinal mas está mal orientado e passam essa má orientação.

Nas imagens em baixo, nitidamente foi algo que se passou num curto espaço de tempo  onde me dá duas indicações completamente erradas e descabidas. A informação estava correcta até aquele local e de repente a A17 onde eu circulava e estava perfeitamente assinalada no GPS deixou de ser o sitio onde o GPS me apontava como local de circulação… por duas vezes onde segundos depois tudo voltava ao normal.



Facilidade de introdução de destinos

Pesquisa

A pesquisa pelo destino é praticamente instantânea, à medida que vamos introduzindo as letras que compõe a cidade, rua ou número da porta,os resultados vão-se precipitando numa lista que nos permite atalhar caminho.

Caso não tenhamos acesso a alguma rua ou local, podemos recorrer ao Google, função disponibilizada dentro do Navigon que muita falta faz.



Destino Especial

Como em qualquer sistema de GPS, os Pontos de Interesse são ricos e vastos, só que o Navigon chama-lhes Destinos Especiais. Podemos acrescentar ou retirar items aos pontos mostrados, dessa forma serão mais facilmente identificados no pequeno ecrã do iPhone. Podemos criar uma lista de favoritos desses locais ou podemos usufruir de alguns criados como sendo de emergência.



Além destes destinos programados e disponibilizados à parte, os muitos outros que poderá encontrar, têm informações interessantes, como morada, telefone, coordenadas, entre outras.

No caso de ter o telefone disponível, basta clivar em cima do número e o iPhone imediatamente faz a chamada, para que possa reservar a mesa para o almoço ou a estadia para o fim de semana.



Precisão de Navegação

Gostamos bastante deste software de GPS. O primeiro ponto que nos chamou à atenção foi a forma “educada” como são sugeridas as indicações “Por favor, saia na próxima saída e mantenha-se à esquerda”, bom só pelo facto de me pedir por favor já me deixa com vontade de seguir as indicações. Depois outro aspecto foi a forma muito organizada de apresentação no ecrã dos vários objectos identificativos de serviços. Pode ser um facto irrelevante, do ponto de vista da precisão de navegação, mas numa grande cidade, estes objectos são um meio de distracção.



Quando ao ponto mais importante, as escolhas dos trajectos, o Navigon este quase sempre muito bem.

Permite ao utilizador 4 tipos de rota:

Por norma utilizei quase sempre a óptima, beneficiando as auto-estradas nas grandes distâncias onde a velocidade é maioritariamente até 120 quilómetros hora, no entanto sugiro que nalgumas cidades e quando vamos em passeio, seja escolhida a opção Rota Bonita. Esta rota faz-nos passar por vários marcos históricos e zonas apontadas como símbolos daquela área que vamos passar.

A Rota Curta usa de tudo para chegar ao destino: desde estradas com piso identificado como degradado até vias com imensos cruzamentos e passagens pelo meio das populações.

A Rápida utiliza um misto de vias rápidas e estradas secundárias mas que tenham bom piso e um limite de velocidade considerado fora das localidades.

Informações de Trânsito



Este recurso só o consegui vislumbrar nas “carreteras de nuestros hermanos” pois nas nossas estradas, não funciona, ou pelo menos nos trajectos de tentei perceber se estava a funcionar, este não disponibilizou qualquer informação.

É um recurso importante, pois pode ajudar a optimizar uma alternativa, evitando que o condutor fique preso nas filas de trânsito.



Conclusão

Este é um produto de topo, com uma cobertura mundial e com uma vasta experiência nesta área. Além do iPhone, a Navigon está também noutros sistemas operativos, como por exemplo no Android. A sua qualidade é muita vezes tida como do que melhor se faz neste segmento, onde existem grandes nomes como a Tom Tom ou a Garmin. Na nossa opinião, depois de muitos quilómetros percorridos e muitas funções exigidas ao Navigon, este software reúne 3 importantes qualidades num qualquer software de navegação: fiabilidade, simplicidade e abrangência.



Fiabilidade pois os trajectos mais recentes e a informação prestada confere ao condutor uma segurança que o software não o deixará ficar mal e no meio citadino é muito preciso, recorrendo ao modo gráfico que quase “obriga” o condutor a seguir à risca as indicações dadas.

Simplicidade porque os menus são muito sugestivos e os modo simulação permitem ao utilizador perceber se introduziu correctamente o destino e se esse trajecto é o mais aconselhado ou desejado. O facto deste software recorrer ao teclado QWERTY ajuda o utilizador menos experiente, pois numa rápida necessidade de introdução de um destino, estar à procura das letras apenas atrasa quem está já atrasado.

Abrangência está nos muitos recursos que este software incluiu no seu interior. Podemos recorrer ao Google, podemos recorrer às redes sociais, podemos recorrer ao email, podemos recorrer aos contactos existentes no iPhone, podemos recorrer a informações sobre radares colocados em locais estratégicos, podemos recorrer a informações sobre o trânsito, podemos recorrer a vários outros meios para nos situarmos num determinado ponto geográfico e daí traçar rumos por esse mundo fora. Esta filosofia de utilização de várias tecnologias disponíveis, é uma forma mais simples de fazer chegar ao utilizador um mundo mais optimizado mesmo quando este conduz.

O preço, como já foi dito em cima não é dos mais baratos mas não posso dizer que é caro, caro seria se o utilizador não ficasse bem servido, como fica, o preço será o justo por um trabalho de rigor que a marca germânica comercializa.


Licença: Shareware
Sistemas Operativos: iPhone OS (iOS 4.0 Testado)
Download: iPhone NAVIGON MobileNavigator Iberia 1.6.1 [459MB]
Homepage: Navigon

Exit mobile version