A Apple anunciou que o novo iOS 5, a coqueluche dos sistemas operativos para smartphones, estará disponível ao público em geral já no próximo dia 12 de Outubro. Mas logo no dia em que foi anunciado o novo iPhone 4 S surgiu a versão do iOS 5 Master Gold que, como todos sabemos, é uma versão final primeiro entregue a um grupo de developers beta testers.
Como está tudo pronto, a Apple “permite” que seja já instalada esta versão ao público em geral sem necessidade de ter o seu UDID registado na Apple. Para isso vamos lá fazer os passos correctos para instalar já no seu iPhone 3GS, iPhone 4, iPad (1 e 2) e iPod Touch o novo e fantástico iOS 5.
Como sempre, remeto-vos para o nosso post onde são dadas a conhecer algumas das muitas de novidades que este sistema traz.
Agora, vamos começar o processo de actualização do nosso iDevice.
Primeiro:
Como sempre, sugiro que façam uma cópia de segurança dos vossos dados existentes nos dispositivos em causa. Além de assegurarem o retorno no caso de algo correr mal, podem logo que actualizem o iOS, fazer o restauro de tudo o que lá estava ainda com o iOS4.
Segundo:
Vamos descarregar a versão correcta do iOS 5 para o dispositivo em causa. Estes links levarão a que faça o download de um software fidedigno:
- iPhone 4 (GSM)
- iPhone 4 (CDMA)
- iPhone 3GS
- iPad 2 (Wi-Fi)
- iPad 2 (Wi-Fi + 3G GSM)
- iPad 2 (Wi-Fi + 3G CDMA)
- iPad 1 (todos)
- iPod touch (3G)
- iPod touch (4G)
Terceiro:
Esta versão necessita de uma nova versão do iTunes, mais concretamente da versão iTunes 10 Beta 7. Faça o download do link em baixo:
- iTunes 10.5 beta 7 for Windows 64 bit (link)
- iTunes 10.5 beta 7 for Windows 32 bit (link)
- iTunes 10.5 beta 7 for Mac (link)
Depois de descarregar a versão do iOS 5 para o seu dispositivo e lembro que o vosso dispositivo não é um CDMA, será certamente um GSM, devem descarregar e instalar o iTunes 10 beta 7.
Quarto:
Se repararam, o iOS 5 foi descarregado como um DMG, vamos extrair o que está dentro do DMG para o ambiente de trabalho. No Windows pode usar o 7-zip para extrair o ficheiro IPSW para o ambiente de trabalho. No Mac basta clicar em cima do DMG e este abrirá uma janela, basta arrastar o IPSW para a Secretária.
Quinto:
Ligue agora o seu iPhone, ou iPad ou iPod Touch ao computador, abrirá o iTunes. Se este começar a fazer novo backup, pare-o, já não é necessário, já o havia feito. Se quiser mais tarde não restaurar nada do que tinha para o seu novo iOS, então podem nem sequer mais tarde fazer o restore, verá que o próprio iOS irá questionar sobre esse assunto.
Como pode ver na imagem em cima, quando o iTunes identifica o seu iDevice (se ele não o fizer escolha-o no menu lateral) ele disponibiliza o botão Restore. Este botão irá procurar uma cópia que tenha feito do iOS, mas não isso que queremos para isso terá de “obrigar” o iTunes a pedir a localização do tal ficheiro IPSW que copiou para a Secretária (no Mac) ou no Ambiente de trabalho (no Windows). Para o fazer clique sem largar juntamente com o botão Restore a tecla alt (opção) no Mac, ou no Windows a tecla Shift.
Depois de escolher o tal ficheiro IPSW o iTunes trata do resto. Ele irá restaurar o seu iDevice para essa versão que lhe indicou. Deve esperar alguns minutos, pois ele irá limpar o iPhone, iPad ou iPod Touch, actualizar o firmware e instalar o novo iOS 5.
Dia 12 deste mês o processo será automático e muitas novidades surgirão. Se pretende tirar proveito já… então aqui tem como o fazer de forma segura. Os meus iDevices estão updated…