Os computadores da Apple são únicos, mantêm há décadas traços de design inequívocos, e isso parece não cansar o mercado, bem pelo contrário. Aliados ao melhor software da empresa, com um dos melhores hardwares do segmento, os Macs parecem estar a captar utilizadores que migram de outras plataformas concorrentes.
Mac: qualidade, fiabilidade e durabilidade
Aproximadamente metade das compras recentes de Macs não são feitas pelos fiéis seguidores de longa data da Apple, mas sim por migrantes de PCs e Chromebooks.
A linha de produtos da Apple tem competido há muito tempo num mercado dominado por vários sistemas operativos e fabricantes. Notavelmente, a rivalidade entre macOS e Windows tem sido uma peça central do discurso tecnológico há décadas.
No entanto, análises recentes revelam uma tendência surpreendente: muitos utilizadores de PCs com Windows e Chromebooks estão agora a optar por computadores Mac.
Um estudo recente conduzido pelo Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) mergulha nos antecedentes dos clientes de portáteis e desktops Mac, particularmente aqueles que mudaram recentemente. Cerca de um terço dos compradores de Mac no último ano eram anteriormente utilizadores de PC com Windows.
Além disso, os antigos proprietários de Chromebook da Google representaram 16% dos novos clientes de Mac. No total, os dados sugerem que quase 60% dos compradores de Mac no último ano eram novos na plataforma.
Nesta escolha, há uma peça importantíssima. O iPhone continua a ser um fator crucial para os migrantes de plataformas.
Parece que estamos de volta a 2001 na primeira loja da Apple, com os recém-formados génios a tentarem ativamente converter proprietários de PC em compradores de Mac. Na verdade, pensamos que o iPhone, que chegou seis anos depois, está a continuar o trabalho que a Apple Store começou.
Especulou o CIRP.
O iPhone revolucionou o mercado de smartphones e agora serve como porta de entrada para os utilizadores explorarem outros produtos da Apple, incluindo computadores Mac. Este efeito é refletido nos dados apresentados pelo CIRP na quarta-feira.
Enquanto o Mac foi historicamente um produto fundamental para a Apple, os papéis inverteram-se alguns anos após o lançamento do iPhone. Originalmente, os utilizadores de Mac impulsionaram a adoção do iPhone porque o dispositivo, então pré-iCloud, precisava de um Mac para servir como “hub” para organizar o conteúdo.
Agora, no entanto, o iPhone é o principal produto da Apple que impulsiona o crescimento e as vendas. Os consumidores ainda estão a mudar para o iPhone, muitos dos quais podem ser utilizadores de PC ou Chromebook.