Pplware

MacUtil – Colocar o Mac um pouco mais a seu gosto

Nenhum sistema operativo está com a imagem que o seu utilizador pretendem. Existem sempre algumas afinações que podem ser feitas para o deixar mais a gosto do seu utilizador.

Estas pequenas customizações permitem que o sistema operativo consiga dar resposta à vontade do utilizador, ao mesmo tempo que o colocam com a imagem que este pretende e com o look and feel que este quer.

Para o Mac OS X existem algumas ferramentas muito completas, mas que pecam por ser excessivamente complexas para serem usadas pela maioria dos utilizadores “normais”. O MacUtil vem ocupar um lugar nas ferramentas de customização, mas que têm um baixo nível de complexidade e são simples de usar.

Com o MacUtil os utilizadores do Mac OS X conseguem mudar parâmetros do seu sistema operativo que não estão disponíveis de forma directa e que apenas podem ser alterada com o recurso a alguns truques menos claros.

Permite que os utilizadores o alterem, colocando-o um pouco mais a seu gosto e a responder da forma pretendida.

As áreas que o MacUtil ataca e altera são as mesmas que as ferramentas mais completas fazem, mas com a vantagem de o MacUtil ser mais simples de usar e não dar ao utilizador um conjunto de possibilidades que muitas vezes estes não entendem.

Todas as opções são bem compreendidas e pode ser visto de imediato a sua aplicação. São várias as áreas abrangidas e permite um elevado grau de alterações.

O MacUtil está dividido em quatro áreas distintas e em cada uma é coberta uma zona específica do sistema operativo. Podemos alterar de forma radical a doca do Mac OS, alterando-a para ser 2D, adicionar uma zona com as aplicações recentemente usadas, aumentar ou diminuir o zoom ou o tamanho da doca.

Também no Finder podemos alterar vários parâmetros que vão desde a apresentação do caminho completo para a zona do sistema de ficheiros onde estamos ou a apresentação de informação variada numa barra de estado.

De seguida é a zona da interface do utilizador onde podemos trabalhar várias opções que abrangem a possibilidade de vermos ou não as barras de deslizamento, mudar a transparência da barra de menus ou desabilitar o smooth scrolling.

Por fim existe uma zona mista onde foram colocadas todas as opções que não puderam ser encaixadas antes. Mudem o formato das capturas de ecrã, desabilitem o Dashboard, definam a velocidade de repetição do teclado e muitas outras opções.

anterior próxima

O criador do MacUtil actualiza-o com frequência, sempre adicionando novas funcionalidades e novos tweaks à medida que estes são descobertos.

Como dissemos antes, o MacUtil não tem o grau de optimização e de configuração de outras ferramentas disponíveis, mas para os utilizadores ditos normais é perfeitamente ajustado. Não fornece opções para além do óbvio e ajusta-se a quem apenas quer melhorar um pouco mais o Mac OS X e torná-lo mais adaptado à sua imagem.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: MacUtil 4.3.1 [46KB]
Homepage: MacUtil

 

Exit mobile version