Já ouviu falar no comando history? Além de toda a interface gráfica elegante, o macOS “esconde” um terminal de comandos muito poderoso. Através deste Terminal é possível realizar de forma rápida as mais diversas ações através de simples comandos.
Hoje deixamos algumas dicas para utilização do comando history.
history: O comando que guarda um histórico dos comandos
Com o Terminal do macOS, é possível economizar muito tempo sabendo os comandos certos para realizar ações. Este Terminal é poderoso e há comandos para os mais diversos objetivos. Um comando bastante útil é o history que devolve uma lista de comandos já usados, ou seja, na prática, funciona como um histórico dos comandos inseridos.
Para usar este comando basta escrever no Terminal history
Cada linha tem um comando e também um número associado. Por exemplo, considerando o output apresentado anteriormente, para voltar a usar o comando da temperatura basta usar !505
Para limitar o output, podem usar o comando history X, sendo que o X é o número correspondente aos últimos X comandos.
Para os mais “esquecidos”, é possível também usar algo como !<parte do comando>, sendo que será executado o último comando que começar pelas letras indicadas.
E por hoje é tudo! Se conhecerem outros truques para utilização deste comando deixem nos comentários. De referir que, obviamente, o comando history pode ser usado com outros, como, por exemplo, com o popular grep.
Leia também…