As histórias sobre o roubo de imagens das câmaras web começam a ser cada vez mais comuns. Alguns tomam já medidas drásticas para se protegerem, mas nem sempre funcionam bem.
Um ex-funcionário da NSA provou esta semana mais uma falha de segurança que usa malware para roubar vídeo, mas resolveu-a com uma simples app de monitorização, o OverSight.
O bem conhecido Patrick Wardle, especialista de segurança que no passado descobriu algumas falhas no macOS com o Gatekeeper e outras áreas, veio a público esta semana mostrar mais uma vulnerabilidade. Desta vez provou que existe malware que consegue usar a câmara e o microfone de um mac, roubando esse vídeo e áudio.
Se a maioria das vezes a luz verde será mostrada, por imposição do próprio hardware, o problema existe quando uma aplicação já a está a usar e o malware consegue roubar o vídeo e áudio.
Como funciona o OverSight?
É aqui que o OverSight entra em acção e protege os utilizadores de uma forma simples e directa. Alerta o utilizador quando uma aplicação ou processo tenta usar a câmara ou o microfone, podendo o utilizador autorizar ou não a sua utilização.
Claro que esta não é uma solução 100% segura e fiável, mas é pelo menos uma protecção adicional e que garante ao utilizador que apenas as aplicações autorizadas acedem ao vídeo e ao áudio do utilizador, evitando assim que qualquer utilização indevida seja feita.
O OverSight pode ser obtido no site criado por Patrick Wardle para o promover e a sua instalação é simples e rápida. Instalem-no e fiquem um pouco mais descansados.
Se querem ter uma protecção adicional que consegue evitar que o vídeo caia nas mãos erradas, então o OverSight é a solução. Podem a qualquer momento consultar mais informação na barra de menus, onde esta aplicação tem um ícone residente e sempre alerta.