Pplware

Leve o Night Shift do macOS mais além com o Shifty

O Night Shift foi uma funcionalidade estreada no macOS 10.12.4 que trouxe aos utilizadores do Mac uma melhor utilização em cenários de luminosidade reduzida.

Apesar de o Night Shift ter uma boa dose de funcionalidades de forma nativa, o Shifty trará um conjunto de funcionalidades que tornarão esta capacidade ainda mais interessante de usar no seu Mac.


Segundo a Apple, os efeitos benéficos do Night Shift estão cientificamente provados e conseguem mesmo ter um efeito que vai além da proteção dos olhos, ajudando também no sono.

Ao reduzirem a intensidade e tonalidade da luz no ecrã, aplicando filtros que reduzem estes parâmetros, consegue-se corrigir os ritmos circadianos e tornar mais simples adormecer, por haver menos estímulos.

Assim sendo, esta funcionalidade é de extrema importância e deve ser usada por todos os utilizadores, especialmente os que usem o seu Mac em horários mais tardios, antes das horas de sono.

Apesar de as definições nativas do Night Shift já proporcionarem uma boa seleção de parâmetros que o utilizador pode ajustar a seu bel-prazer, a aplicação Shifty traz ainda mais capacidades a esta ferramenta.

O Shifty pode ser descarregado gratuitamente e é de utilização muito simples. Posteriormente ao descarregamento e primeira execução da aplicação, passamos a contar com um novo ícone na barra de menus, que permite controlar a forma de atuação desta app. É ali que temos toda a informação e que podemos fazer a sua gestão.

anterior próxima

Ao clicar sobre esse ícone poderemos encontrar o interruptor da funcionalidade, regular a intensidade dos filtros aplicados… Algo que se destaca do Night Shift nativo do macOS é o facto de permitir desativar os filtros numa determinada aplicação ou num determinado site, sendo compatível com Chrome, Safari e Vivaldi!

Para além disso, o utilizador pode, no menu, desativar a funcionalidade por um intervalo de tempo personalizável ou então por uma hora. Nas definições da aplicação poderá ainda encontrar novos parâmetros de seleção: atribuição de atalhos, ativar a aplicação ao iniciar sessão, etc.

Anteriormente já tínhamos mostrado o F.lux, aplicação idêntica ao Shifty, sendo igualmente uma excelente opção para quem procura uma alternativa à ferramenta nativa do macOS.


Leia também:

Exit mobile version