Sabia que pode instalar facilmente software de código aberto no macOS? Existem vários projetos que permitem realizar esta ação. Hoje vamos recordar o MacPorts.
Instalar software do Linux no macOS é uma tarefa simples! Para tal, basta instalar um gestor de pacotes ao estilo do apt-get ou yum e facilmente conseguimos instalar algum software.
Para quem é utilizador de sistemas Linux, uma das ferramentas que irá certamente gostar no macOS é o terminal. O terminal do macOS não é tão completo como o que vem com as distribuições Linux, pois há comandos que simplesmente não estão instalados…mas isso pode ser mudado. Usando o MacPorts, que é um gestor de pacotes, é possível instalar e gerir software do Linux no macOS usando para isso a linha de comandos.
Como instalar o MacPorts no macOS?
Para instalar o MacPorts é preciso instalar a última versão do Xcode. Para tal basta que usem o seguinte comando: xcode-select –install
Em seguida, escolham aqui qual a versão do macOS.
Para instalar basta seguir os passos solicitados. Comece por carregar em Continuar e no fim da instalação basta carregar em Terminar.
Como instalar Apps com o MacPorts?
Para instalar Apps com o MacPorts basta abrir o terminal e inserir o comando port
Para saber a lista de software disponível basta escrever o comando list
Para instalar, por exemplo, o volatility, basta que usem o comando install volatility
Nota importante: Caso não tenham privilégios, executem o MacPorts com o comando sudo (sudo port).
Depois é só indicar que pretendemos continuar para que o software seja obtido e instalado. O MacPorts é um interessante gestor de pacotes que funciona através da linha de comandos. Quem pretender um gestor gráfico aconselhamos a darem uma vista de olhos no CakeBrew.